Relatórios obrigatórios Entre eles, estão documentos como: Balanço Patrimonial (BP); Demonstração do Resultado do Exercício (DRE); Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA);
As demonstrações obrigatórias nesse caso são:
A Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido evidencia todas as movimentações realizadas durante o exercício social nas contas que compõem o patrimônio líquido: reservas de capital, de lucros, de reavaliação, capital social e lucros ou prejuízos acumulados.
De modo geral, a elaboração da DMPL é bem simples, consistindo basicamente na representação, de forma resumida e coordenada, do capital, da reserva de capital, das reservas de lucro, das reservas de reavaliação, das ações de tesouraria e dos lucros e prejuízos acumulados.
A estrutura da DRE segue o seguinte esquema: Do Lucro Bruto, subtraem-se todas as despesas operacionais, financeiras, operacionais, gerais e administrativas. Inversamente, acrescentam-se aí as receitas operacionais e, então, chega-se ao Lucro (ou Prejuízo) Operacional Líquido.
5. Principais termos da DRE
Resumidamente, a DRE de uma empresa se estrutura da seguinte maneira:
Enquanto o DRE traz a relação de receitas e despesas da empresa, o Balanço Patrimonial busca fazer um levantamento dos passivos e ativos da empresa.