A região inguinal é uma das regiões corpóreas mais difíceis de serem descritas anatomicamente e sobre a qual mais controvérsias existem quando se comparam textos diversos. suas fibras mais inferiores se prendem à espinha ilíaca ântero-superior e ao tubérculo púbico, constituindo o ligamento inguinal. ...
O canal inguinal é uma região potencialmente fraca da parede abdominal, com pouca estabilidade da musculatura para segurar o as alças intestinais (podemos ver nesta imagem acima, que a virilha fica mais “desprotegida”). Este tipo de hérnia é 25 vezes mais comum em homens do que em mulheres.
A Ultrassonografia com Doppler da Região Inguinal é feita por meio de um aparelho de ultrassom. Durante o exame, o paciente permanece em decúbito dorsal (de barriga pra cima) em uma maca. Enquanto isso, o médico utiliza um pequeno aparelho (transdutor) e desliza este aparelho na região inguinal, do lado solicitado.
Nesses casos, a ultrassonografia da virilha pode ser particularmente útil se houver confusão quanto à localização da hérnia. Além disso, a tomografia computadorizada (TC) da região da virilha pode ajudar a diferenciar as hérnias femorais das hérnias inguinais.