O tratamento para a pericoronarite é feito conforme a orientação do dentista, sendo normalmente indicado o uso de anti-inflamatórios e analgésicos para diminuir o inchaço e aliviar a dor, como o Ibuprofeno e o Paracetamol, por exemplo.
A pericoronarite é o problema agudo mais encontrado em terceiros molares (1). Quando bem tratada, o processo dura de alguns dias a uma semana, porém quando negligenciados os princípios de cirurgia há um risco potencial de disseminação para as estruturas adjacentes.
A pericoronarite é um processo infeccioso agudo caracterizado por inflamação do tecido gengival que recobre parcialmente um dente retido1,2. Os terceiros molares inferiores são os dentes mais comumente afetados1,3.
ibuprofeno ou nimesulide, entre muitos outros), para ajudar a desinflamar ou “desinchar” a gengiva, permitindo também aliviar a dor.
Como tratar gengiva inchada?
Os resultados de um estudo mostraram que o uso de água e sal pode ser muito benéfico para inflamações na gengiva, como é o caso da gengivite....Dessa forma, o bochecho de água e sal pode:
5 passos para curar uma ferida mais rápido
Caso aconteça um corte na gengiva, a odontologista indica como primeiro cuidado tentar estancar o sangramento. Evite também tocar na área machucada e não fazer bochecho. “Coloque uma gaze estéril sobre o corte e realize uma compressão por 5 minutos para conter o sangramento”, orienta ela.
A principal causa de inflamação na gengiva é o acúmulo de placa bacteriana. A exposição do tecido gengival à placa dental resulta na inflamação dele, e esse é considerado um sinal clínico de gengivite. Entre os indícios desse quadro estão alterações de cor, tamanho, forma, consistência e tendência a sangramento.
Coloque um pedaço de gelo sobre a área lesionada segundo necessário. Administre acetaminofeno (Tylenol) ou Ibuprofeno (Advil) para a dor. Ofereça a seu filho uma dieta com alimentos leves por um dia aproximadamente. Evite alimentos salgados ou cítricos que possam causar dor.
O tratamento é paliativo, utilizando analgésicos para diminuir a dor. “Anti-inflamatórios ou corticóides locais podem ser prescritos para acelerar o processo de cicatrização, assim como a laserterapia”, acrescentam os professores.
Como curar o herpes na boca O tratamento do herpes labial pode ser feito usando remédios antivirais como Aciclovir ou Valaciclovir, que podem ser usados em pomadas ou comprimidos, que ajudam a diminuir a replicação do vírus no corpo e a curar as bolhas e feridas.
Quais São as Principais Plantas para Cicatrizar Feridas?
A nimesulida é um anti-inflamatório e analgésico. Ela inibe substâncias que promovem a inflamação e a dor e com isso alivia a dor e diminui o edema (inchaço) no local inflamado.
Os alimentos cicatrizantes, como leite, iogurte, laranja e abacaxi, são importantes na recuperação após uma cirurgia porque facilitam a formação do tecido que fecha as feridas e ajudam a diminuir a marca da cicatriz.