A composição do biodiesel é basicamente uma mistura de ésteres de ácidos graxos com monoalcoóis de cadeia curta, como o metanol ou o etanol. Essa mistura é obtida pelos processos de transesterificação ou esterificação.
O biodiesel é um ótimo lubrificante e pode aumentar a vida útil do motor. Tem fácil transporte e fácil armazenamento, devido ao seu menor risco de explosão. O uso como combustível proporciona ganho ambiental para todo o planeta, pois colabora para diminuir a poluição e o efeito estufa.
Adaptabilidade e Aprendizagem ao Longo da Vida | 2.
Emissões de NOx: De todas as partículas prejudiciais esta é a única que com biodiesel apresenta ligeiro aumento. ... O óxido de nitrogênio pode aumentar até 15% no uso de B100. O NOx é um grande responsável pela baixa qualidade do ar em São Paulo.
Entre as principais vantagens do uso do biocombustível estão:
A vantagem do uso dos biocombustíveis é a redução significativa da emissão de gases poluentes. Também é vantajoso, pois é uma fonte de energia renovável ao contrário dos combustíveis fósseis (óleo diesel, gasolina querosene, carvão mineral).
Em termos simples, a expansão do consumo de biocombustíveis possui as seguintes vantagens e desvantagens: Vantagens - popularização da energia limpa, o que é bom para o planeta. ... Desvantagens - a produção da energia limpa acaba provocando um aumento no uso de outros recursos naturais, como a água (elevado consumo).
Nos últimos meses, cientistas do governo britânico afirmaram após estudos que os biocombustíveis podem trazer mais danos que benefícios. Segundo pesquisadores do país, ao invés de proteger o meio ambiente, a produção da bioenergia pode levar a destruição de florestas, pontos-chave da luta contra o aquecimento global.
Eles são mais vantajosos que os combustíveis fósseis, levando em conta que são feitos de materiais orgânicos, mas sendo usado em larga escala em um curto período de tempo liberariam gases poluentes para a atmosfera quando queimados. A grande produção diminui a produção de alimentos (milho, soja e cana).
Os biocombustíveis, portanto, são muito importantes, pois reduzem a emissão de CO2 e geram menos poluentes, sendo essenciais principalmente nas grandes cidades. Além disso, diminuem a dependência das importações de petróleo, fator muito importante economicamente.
Principais produtos derivados do petróleo
Atualmente, já existem biocombustíveis sendo comercializados em postos de gasolina. Como exemplo, podemos destacar o etanol (usado em carros e motos). Importância ambiental. Na realidade, os biocombustíveis contribuem para a diminuição das emissões dos gases poluentes que causam o aquecimento global.
As fontes de energia são extremamente importantes nas atividades humanas, pois originam combustíveis e eletricidade que servem para iluminar, movimentar máquinas, caminhões entre outras aplicações. ... No Brasil as principais energias utilizadas são: Petróleo, hidrelétrica, carvão mineral e biocombustíveis.
Resposta: É uma das formas de energia que a humanidade mais utiliza na atualidade, graças a sua facilidade de transporte, baixo índice de perda energética durante conversões. A energia elétrica é obtida principalmente através de termoelétricas, usinas hidrelétricas, usinas eólicas e usinas termonucleares.
No Brasil, o principal biocombustível utilizado é o etanol, mas existem outros como o biogás e o biodiesel. A adoção dessas fontes de energia passou a ocorrer no país a partir da década de 1970. Em 2005, procurando ampliar a produção de biocombustíveis, o governo lançou o Plano Nacional de Energia.
Quais são as principais matérias primas para a produção do biocombustível? São várias as matérias primas que podem ser utilizadas na produção do biocombustível, entre elas se destacam a cana de açúcar, óleos extraídos de soja, semente de girassol, dendê, castanha, buriti, mamona e resíduos agropecuários.
Explicação: Espécies vegetais, como a cana-de-açúcar, o milho, mandioca. Um dos biocombustíveis mais bem sucedidos com menor emissão de poluentes é o Etanol, é um biocombustível extraído dos vegetais citados acima.
cana-de-açúcar
cana-de-açúcar