O alburno ou borne é a parte externa, mais nova e funcional, da madeira em plantas lenhosas. Comparada ao cerne, é a porção mais clara da madeira. Toda a madeira é formada primeiro como alburno, e possui a função de conduzir água e nutrientes (seiva bruta) para as folhas.
Podemos evidenciar que o Cerne da Alma compreende o local do ser humano, onde neste local podemos observar a presençade uma força considerada muito infçuente além de interessante, onde tal lugar pode se assemelhar à centelha de Deus.
O cerne, durâmen ou durame é a designação dada à parte do xilema do tronco que já não participa ativamente na condução de água. Assumindo uma função essencialmente de suporte mecânico da estrutura da planta. A distinção entre cerne e alburno (a parte vascular ativa do xilema) é clara na maior parte das espécies.
Por ser um indicador de resistência e estar relacionada com as propriedades mecânicas da madeira, o cerne é a parte mais interna de uma tora, geralmente mais resistente e menos susceptível ao ataque de micro-organismos, escura devido à presença de taninos, resinas e outras substâncias resultantes da transformação das ...
O xilema, ou lenho, é responsável pela condução de água e sais minerais - seiva bruta - das raízes até o ápice da planta. É constituído por células mortas impregnadas por lignina e reforçadas com celulose.
As células crivadas são células longas que possuem áreas crivadas por toda a sua extensão. Essas células ocorrem principalmente em pteridófitas e gimnospermas. Os elementos do tubo crivado, por sua vez, são células curtas que apresentam placas crivadas, que são áreas crivadas especializadas com poros maiores.
Os meristemas secundários ou laterais promovem o crescimento da planta em espessura. Eles são o felogênio e o câmbio. Responsável pelos tecidos vasculares secundários, o câmbio produz xilema e floema secundários, enquanto o felogênio origina a periderme, que substitui a epiderme, e é formado pelo súber e feloderme.