EQST

O Que Psicologia Hospitalar Scielo?

O que é Psicologia Hospitalar Scielo?

A Psicologia Hospitalar é o campo de tratamento dos aspectos psicológicos em torno do adoecimento visando à minimização do sofrimento provocado pela hospitalização.

Qual o principal objetivo da psicologia hospitalar?

O objetivo do psicólogo hospitalar é auxiliar o paciente em seu processo de adoecimento, visando à minimização do sofrimento provocado pela hospitalização, devendo prestar assistência ao paciente, seus familiares e a toda equipe de serviço, levando em conta um amplo leque de atuação e a pluralidade das demandas ( ...

Quando surgiu a psicologia hospitalar?

Foi no Hospital McLean, em Massachussets, no ano de 1818 que formou-se a primeira equipe multiprofissional incluindo um psicólogo. Em 1904 foi fundado um Laboratório de Psicologia nesse mesmo hospital, onde foram desenvolvidas várias pesquisas pioneiras relacionadas à Psicologia Hospitalar.

Quais as principais características da psicologia hospitalar?

O que é a psicologia hospitalar Essa ciência especifica da área da psicologia trata do suporte ao paciente em estágio de adoecimento, que tenta promover maior segurança e conforto ao sujeito que está enfrentando essa fase com grande dificuldade.

O que faz a psicologia hospitalar?

O psicólogo hospitalar tem que dar voz ao paciente, ouvi-lo atentamente e aplicar o diagnóstico correto para minimizar seu sofrimento. A importância desse profissional dentro dos hospitais é incalculável e pode fazer toda a diferença na recuperação e qualidade de vida do doente.

O que é o psicólogo clínico nos hospitais?

O Psicólogo Clínico em Hospitais- Contribuições Para o Aperfeiçoamento do Estado da Arte no Brasil. O paciente vem ao hospital trazendo sua queixa e doença física, onde espera ser tratado com medicamentos, exames invasivos, internado...

Em que ano a psicologia hospitalar foi implantada no Brasil?

Após um período de enfrentamento desses desafios, nas décadas de 1970, 1980 e 1990, foram implantados os Serviços de Psicologia Hospitalar, que se tornaram referência no Brasil.

Quem foi Matilde Neider?

Nascida em Piracicaba, São Paulo, Mathilde Neder destacou-se pela sua atuação em Psicologia hospitalar, psicoterapia breve, psicoterapia familiar e psicossomática. ... Pioneira no desenvolvimento da psicoterapia breve no Brasil, a psicóloga aprofundou, nesse período, suas atividades na Psicologia hospitalar.

Qual o objetivo do estágio em psicologia hospitalar?

O estágio em Psicologia hospitalar, na referida universidade, tem como proposta capacitar o aluno para realizar intervenções psicológicas no Hospital Geral. ... O estágio em Psicologia hospitalar é opcional; o aluno tem um leque de possibilidades de escolhas tanto na área social quanto na área clínica.

Qual o foco do atendimento em psicologia hospitalar?

Desse modo, o foco do atendimento é pautado por práticas que vão além de diagnóstico e do tratamento. Ou seja, o atendimento consiste em observar as reações do paciente em relação à sua realidade, uma vez que o sofrimento contribui para o agravamento do quadro clínico.

Qual o papel do psicólogo hospitalar?

O psicólogo hospitalar pode trabalhar em hospitais comuns, ajudando o paciente a enfrentar diagnósticos (como o de câncer ou de outra doença grave), preparando-o para procedimentos importantes e angustiantes (como cirurgia) ou ajudando-o a lidar melhor com novas rotinas e práticas.

Como o psicólogo organizacional pode atuar na promoção da saúde e da segurança do trabalhador?

A atuação do psicólogo no contexto da saúde do trabalhador revisa abordagens medicas e o conceito tradicional de doenças no sentido biológico e psicológico na qual formará a subjetividade do sujeito.

Qual o papel do psicólogo quanto à prevenção da saúde mental dos trabalhadores?

Ou seja, é competência do psicólogo implantar ações que favoreçam os trabalhadores a fim de valorizar o potencial humano consequenciando em um crescimento saudável, além de estratégias preventivas, corretivas e de reabilitação em que seja possível transformar uma atividade laboral “fatigante” em “equilibrante”, ...

Qual o objeto de estudo da psicologia do trabalho?

A Psicologia do Trabalho observa e age sobre os aspectos psicológicos das pessoas em sua relação com o trabalho: desde a seleção e contratação até a satisfação com o ambiente laboral e a adequação às tarefas executadas.

Qual a noção que o conceito de qualidade de vida no trabalho busca?

A qualidade de vida no trabalho (QVT) diz respeito às condições de vida dentro do ambiente corporativo. ... A QVT é um conceito amplo, cujo objetivo é encontrar o ponto de equilíbrio entre o bem-estar do trabalhador e a eficácia da empresa. A qualidade de vida no trabalho é um dos indicadores da saúde organizacional.

Qual a importância da saúde ocupacional?

A saúde ocupacional tem como objetivo cuidar exclusivamente dos hábitos que influenciam diretamente o trabalhador. Uma das suas principais funções é a de trabalhar para prevenir doenças de trabalho, e problemas de saúde que podem ser causados por causa do trabalho em qualquer setor.

Por que a saúde ocupacional é tão importante?

Ela consegue garantir conforto no ambiente e evitar doenças por esforço ou movimentos repetitivos, tais como problemas na coluna devido à má postura de colaboradores que passam horas sentados ou em profissionais que carregam peso de forma incorreta, por exemplo.

Qual a importância do Fundacentro?

A Fundacentro é designada como centro colaborador da Organização Mundial da Saúde (OMS), além de ser colaboradora da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Ainda no plano internacional, a FUNDACENTRO mantém intercâmbio com países das três Américas, da Europa, além do Japão e da Austrália.

O que é a saúde ocupacional?

O objetivo principal da saúde ocupacional é realizar a prevenção de doenças, acidentes e outros problemas que possam ter origem no ambiente de trabalho. Após compreender do que se trata essa área, conheça as atribuições e os cuidados no desenvolvimento dela dentro das empresas.

O que significa ocupacional?

1. Relativo a ocupação. 2. Que implica o desempenho de alguma actividade ou ocupação (ex.: terapia ocupacional).