A Era Vargas (1930 - 1945) apresentou: a) O abandono definitivo da política de proteção ao café, uma vez que uma das primeiras medidas. tomadas para controlar os preços foi a queima dos estoques federais, extinguiu os velhos cafezais e. empreendeu um rígido controle sob as novas plantações.
As primeiras medidas do governo provisório foram: o fechamento do Congresso e do Senado, a suspensão da Constituição de 1891 e a destituição dos antigos presidentes de províncias (governadores). Também foram criados o Ministério da Educação e Saúde, bem como o Ministério do Trabalho, da Indústria e do Comércio.
Getúlio Vargas assumiu a presidência do Brasil após a Revolução de 1930 destituir Washington Luís do poder. Essa revolução foi resultado das disputas oligárquicas travadas entre paulistas e mineiros.
Centralizando todo o poder do Governo brasileiro em sua autoridade. Seu governo foi marcado pela criação de políticas trabalhistas ambíguas como a criação do Ministério do Trabalho, mas também estabeleceu que os sindicatos ficassem sob o controle direto do Governo.
Verificado por especialistas As primeiras medidas tomadas por Vargas ao assumir o comando do Brasil foram de desmantelar o Coronelismo e sua Política de Café com Leite, promulgar uma nova Constituição e preparar o país para o processo de industrialização.
A Revolução Constitucionalista de 1932 representa o inconformismo de São Paulo em relação à ditadura de Getúlio Vargas. ... Uma das principais causas do conflito foi a ruptura da política do café-com-leite - alternância de poder entre as elites de Minas Gerais e São Paulo, que caracterizou a República Velha (1889-1930).
Vargas tentou acalmar a situação apresentando um novo código eleitoral e marcando eleições para 1933. Além disso, nomeou o paulista Pedro Toledo como interventor. ... Acreditava-se que Minas Gerais, Mato Grosso e Rio Grande do Sul ajudariam enviando forças para retirar Getúlio Vargas do poder.
Verificado por especialistas. incentivou a produção cafeeira, o fechamento do mercado internacional, regulamentação do mercado de trabalho, medidas protecionistas e investimentos em infraestrutura.
A Reforma do Ensino Secundário de 1942, a Reforma Universitária, com a criação e padronização do sistema universitário público federal, a criação da Universidade do Brasil, a criação do Serviço Nacional da Indústria (Senai), em 1942, estão entre tais iniciativas.
Portanto, com o final da Era Vargas em 1954 surge uma estrutura de educação no país que era composta por: ensino primário com cinco anos de duração; ensino ginasial, que durava quatro anos; e um ensino colegial (nas modalidades clássica ou científica) que durava três anos.