Regras de acentuação das palavras oxítonas
Guerra das palavras: 7 dicas para acertar sempre a acentuação gráfica
São acentuadas graficamente as palavras oxítonas terminadas nas vogais -a, -e, -o tônicas, nos ditongos nasais -em ou -ens e nos ditongos abertos -ói, -éu, -éi. Palavras oxítonas com acento: Terminadas nas vogais -a, -e, -o tônicas: pontapé, cipó, está,...
A palavra ''atrás'' é acentuada porque é uma oxítona (palavra que tem a ultima sílaba tônica) terminada em ''a'' seguida de ''s''.
Acentuação
A acentuação gráfica consiste na colocação de acento ortográfico para indicar a pronúncia de uma vogal ou marcar a sílaba tônica de uma palavra. Os nomes dos acentos gráficos da língua portuguesa são: acento agudo (´) acento grave (`)
O acento agudo indica, além da tonicidade, a forma com que a vogal deve ser pronunciada, no caso das vogais a, e, o com acento agudo, a pronúncia deve ser aberta. Veja os exemplos: café, abricó, carcará.
Quais são os tipos de acentos gráficos?
O que é Acento: Acento é um símbolo gráfico utilizado para marcar as sílabas tônicas de algumas palavras. ... Acento circunflexo (â): é um acerto normalmente usados nas vogas a, e, o, indicando que a sílaba tônica deve ser lida com o timbre fechado. Exemplo: “acadêmico”, “bebê” e “tônico”.
O acento agudo (´) é um sinal gráfico utilizado em todas as vogais da língua: a, e, i, o, u. Eles marcam a sílaba tônica (mais forte) de uma palavra e, portanto, são utilizados nas vogais abertas e semiabertas.
O acento tônico refere-se à intensidade dos fonemas na fala, e os acentos gráficos, como o agudo e o circunflexo, marcam a sílaba tônica na escrita.
Exemplos com acento agudo e circunflexo:
A grande maioria das paroxítonas não leva acento. Precisam de acento as que tem certas terminações que sem acento tornariam a palavra oxítona; e aquelas cujo i ou u tónico é precedido de outra vogal com a qual não forma ditongo (como gaúcho). Heroico não leva acento porque não está em nenhuma destas situações.
As palavras da letra A são paroxítonas terminadas em ditongo crescente, ou seja, são acentuadas pela mesma razão. Ninguém duvida disso! ... - A palavra “está” recebe acento gráfico em decorrência da mesma regra que determina o emprego do acento no vocábulo “três”.
Resposta. não, pois toda palavra tem sílaba tônica, e todo acento esta na sílaba tônica, mas nem toda sílaba tônica tem acento.
Somente as palavras oxítonas terminadas em: "a", "e" e "o", seguidas ou não "s" é que levam acento. ... O certo é escrever é acentuar a palavra: "GRAJAÚ". Logo, a gente acentua as vogais: "i" e "u" tônicas, formando hiato com a vogal anterior e formando sílabas que estão sozinhas ou com "s".
Resposta: Pois são acentuadas as oxítonas terminadas em a e o, e no caso guaraná é terminada em a.
Observação: Não se acentuam as palavras oxítonas terminadas em i ou u, seguidos ou não do s, pois fogem à regra das oxítonas acentuadas. Palavras como baú, saí, Anhangabaú são acentuadas não por serem oxítonas, mas pelo i e u formarem sílabas sozinhos (hiato).
Mesmo a última sílaba sendo aquela pronunciada com mais intensidade, de acordo com as regras de acentuação, nunca acentuamos oxítonas terminadas em “u”. Por isso é que “caju”, “urubu” e “Pacaembu” não recebem acento gráfico.
De fato, não são acentuadas as palavras oxítonas terminadas em u, seguido ou não de s. Por este motivo, não levam acento: bambu, pitu, ragu, sagu, urubus etc. ... Não são acentuadas: abacaxi, adquiri-los, Anhembi, barris, cumpri-las, Parati, etc. São acentuadas: daí (da-í), Piauí (Pi-au-í), Piraí (Pi-ra-í) etc.