EQST

O Que Anfotericina B Lipossomal?

O que é anfotericina B lipossomal?

b) Anfotericina lipossomal é um pó liofilizado contendo anfotericina B envolta por uma membrana lipídica. Anfotericina B lipossomal e anfotericina B complexo lipídico são indicadas para infecções fúngicas em geral e são terapeuticamente equivalentes.

Para que serve anfotericina B lipossomal?

O tratamento com Anfotericina B é indicado como tratamento de segunda linha para aspergilose invasiva, meningite criptocócica e criptococose disseminada em pacientes com HIV, leishmaniose cutânea e visceral em pacientes com HIV, fusariose, coccidiomicose, paracoccidioidomicose, histoplasmose, zigomicose e blastomicose.

Como administrar Anfotericina lipossomal?

Posologia do Anfotericina B A dose diária recomendada para adultos e crianças (incluindo neonatos prematuros) é de 1,0 a 5,0 mg/kg/dia, em uma única infusão a uma taxa de 2,5 mg/kg/h. Para infecções fúngicas do sistema nervoso central (SNC), o tempo de tratamento é de 2 a 6 semanas dependendo da resposta clínica.

Como age a anfotericina B lipossomal?

A parte lipofílica da molécula de anfotericina B permite que a droga se arranje entre a dupla camada dos liposomas. A anfotericina B é um antibiótico macrocíclico, poliênico, com atividade antifúngica produzido por Streptomyces nodosus.

Como usar anfotericina B?

Anfotericina B para infusão deve ser administrada por infusão intravenosa lenta. Deve-se aplicar a infusão intravenosa durante o período de aproximadamente duas a seis horas, observando-se as precauções usuais para a terapêutica 1 intravenosa.

Quais a principais reações e cuidados no preparo da forma lipossomal?

A administração das doses iniciais deve ser feita sob observação clínica cuidadosa, pois as reações agudas (ex.: febre, calafrios, náusea, vômito, cefaleia, dispneia e taquipneia) ocorrem geralmente 1 a 3 horas após o início da infusão iv.

O que é anfotericina e para que serve?

Anfotericina B é um medicamento antifúngico conhecido comercialmente como Fungizon. Esse medicamento é de uso injetável que age impedindo o mecanismo de ação dos fungos, uma vez que altera a permeabilidade de sua membrana, diminuindo assim a probabilidade de complicação nas doenças como a leishmaniose e a candidíase.

Quais os tipos de anfotericina?

Existem 4 apresentações medicamentosas: Fungizone (anfotericina B desoxicolato), Amphocil (ABCD, anfotericina B complexo de sulfato de colesteryl, Abelcet (ABLC, complexo lipidico de anfotericina B) e AmBisome (L-AmB, anfotericina B lipossómica).

Como administrar imunoglobulina EV?

Administrar imediatamente, no máximo dentro de 2 a 3 h. Não agitar. TEMPO DE INFUSÃO: lenta, após 15 a 30 minutos, aumentar a velocidade se o paciente tolerar.

Como diluir a anfotericina?

Diluente: Glicose 5%. Volume: para se obter uma concentração de 0,1 mg/mL. ATENÇÃO: o pH da solução de Glicose 5% deve estar acima de 4,2. Se estiver abaixo, utilizar uma solução tampão estéril para ajustar o pH.

Qual o mecanismo de ação da anfotericina?

Mecanismo de ação A anfotericina B age ligando-se aos esterois da membrana celular do fungo sensível, alterando a permeabilidade da membrana e provocando extravasamento dos componentes intracelulares.

Quais os efeitos colaterais da glucantime?

Reação febril transitória acompanhada de calafrios ou sensação de desmaio com sudorese, pode ocorrer tosse associada a antimonia e vómitos no início do tratamento; Mal-estar geral, edema facial, tromboflebite quando administrado de forma inadequada.

Como preparar anfotericina?

Uso Injetável – Infusão Intravenosa Diluente: Água Estéril para Injeção. Volume: 12 mL. Agitar por 30 segundos ou até que todo o pó seja disperso. ATENÇÃO: reconstituir somente com Água Estéril para Injeção, pois outros diluentes podem provocar a precipitação do produto.

Qual o nome comercial da anfotericina B?

Ela está disponível sob 03 diferentes formulações injetáveis: complexo lipídico de anfotericina B (Abelcept®), anfotericina B lipossomal (Ambisome®) e não-lipídica (Anforicin B®, Funtex B® e Unianf®).

Como administrar a imunoglobulina?

A dosagem recomendada é 400 mg/Kg de peso corporal/dia, por 5 dias consecutivos. A velocidade de infusão é de 0,01 mL/Kg de peso corporal/min, aumentando-se para 0,02 mL/Kg de peso corporal/min, após 15 a 30 minutos. A maioria dos pacientes tolera um gradual aumento para 0,03 – 0,06 mL/Kg de peso corporal/min.