Como o nome sugere, a avaliação classificatória possui como uma de suas principais características a função de classificar os alunos tendo como base a verificação das informações assimiladas a partir de um conteúdo de estudos previamente estabelecido.
A avaliação formativa pretende melhorar o processo de ensino-aprendizagem mediante o uso de informações levantadas por meio da ação avaliativa. Semelhantemente à avaliação diagnóstica, a avaliação formativa busca detectar dificuldades suscetíveis de aparecer durante a aprendizagem a fim de corrigi-las rapidamente.
A avaliação na concepção classificatória é vista como o momento em que os alunos irão "provar" que aprenderam, de modo a separar os melhores alunos (mais inteligentes, mais esforçados, etc) dos alunos ruins, vendo as provas como uma espécie de instrumento neutro que serve apenas para realizar esta "separação" - o tipo ...
Os 4 tipos comuns de avaliação que os professores podem aplicar
Conheça os 4 tipos de avaliação escolar
Para isso, é preciso:
Qual a melhor forma de avaliar os alunos?
São considerados princípios básicos da avaliação, exceto: a) Estabelecer com obscuridade o que vai ser avaliado; b) Selecionar técnicas adequadas para avaliar; c) Utilizar, na avaliação, uma variedade de técnicas; d) Saber que a Avaliação é um meio para se atingir fins; e) Utilizar regras claras nos critérios de ...
A avaliação como instrumento a serviço da aprendizagem do aluno deve contribuir para a análise e para a decisão de quais ações pedagógicas deverão ser tomadas durante o processo de ensino. ... A constatação é o princípio, é o ponto em que atribuímos uma qualidade (positiva ou negativa) ao que está sendo avaliado.
Nesse caso, a avaliação tem um papel fundamental na aprendizagem do aluno, pois é a partir dela que o professor pode verificar as necessidades que cada aluno possui, e assim, realizar as intervenções pedagógicas adequadas e não como meio de classificação de conhecimentos.
Avalia-se para construir conhecimento sobre a própria realidade da Instituição, identificando pontos fracos, pontos fortes e potencialidades, além de compreender os significados do conjunto de suas atividades para melhorar a qualidade educativa e alcançar maior relevância social.
A avaliação diagnóstica ajuda a identificar as causas de dificuldades específicas dos estudantes na assimilação do conhecimento, tanto relacionadas ao desenvolvimento pessoal deles quanto à identificação de quais conteúdos do currículo apresentam necessidades de aprendizagem.
Sondagem é a atividade de diagnóstico das hipóteses de escrita de cada aluno de uma turma de alfabetização e é usada para avaliar a evolução do processo de aprendizagem.
Algumas formas de fazer a avaliação diagnóstica da aprendizagem são as seguintes:
Para realizar a avaliação dos alunos, é importante fazer relatórios sobre cada um deles ao final de cada etapa. Como esses relatórios serão entregues aos pais, a elaboração deve ser bem precisa acerca das informações coletadas, além de descrever e avaliar a criança na escola durante essa etapa.