As merócrinas são aquelas em que a secreção é eliminada sem que haja perda do citoplasma da célula secretora. Nas glândulas apócrinas, a secreção apresenta porções do citoplasma das células secretoras. Já as holócrinas eliminam a secreção que é constituída pela própria célula secretora.
Glândulas mistas: As glândulas são chamadas de mistas quando um órgão possui tanto uma porção exócrina quanto uma porção endócrina. Como exemplo, podemos citar o pâncreas, que produz suco pancreático (porção exócrina) e os hormônios insulina e glucagon (porção endócrina).
Resposta. Porque contêm, simultaneamente, glândulas exócrinas e endócrinas. Eles produzem hormônios, que são liberados na corrente sanguínea, o que os caracteriza como endócrinos; mas também produzem substâncias que são eliminadas do organismo, caracterizando-os como exócrinos.
Os testículos, também chamados de gônadas masculinas são parte do sistema reprodutivo do homem. Estão localizados no sacro escrotal, atrás do pênis e fora da cavidade abdominal. Os testículos têm 2 funções principais: Produzir os hormônios masculinos (andrógenos), como a testosterona.
A função endócrina dos testículos consiste na produção da testosterona. É esse hormônio que determina o surgimento de características como barba e engrossamento da voz. Além disso, a testosterona atua também na regulação da libido e dos impulsos sexuais.
As principais funções dos testículos são a produção do hormônio masculino testosterona, e a produção dos gametas sexuais masculinos, os espermatozoides.
O Ultrassom de testículos é um exame usado para a obtenção de imagens dos testículos e áreas vizinhas da bolsa escrotal (escroto).
O paciente deve permanecer deitado e com exposição da bolsa escrotal para realizar este exame. É utilizado um transdutor linear de alta frequência, que desliza no local após aplicação de gel. As imagens obtidas são avaliadas num monitor de alta resolução. Não há emissão de radiação.
O paciente deita-se em uma maca ao lado do ultrassom. Depois, ele aplica-se um gel no transdutor (aparelho usado para fazer a captação das imagens), que é colocado sobre o saco escrotal, deslizando melhor para análise das imagens. Uma vez que temos imagens suficientes, remove-se o gel e libera-se o paciente.
Um ultrassom dos testículos é um exame de diagnóstico que obtém imagens dos testículos e dos tecidos próximos ao escroto. O ultrassom também é chamado de ultrassonografia. Um médico pode se referir a um ultrassom nessa região como um ultrassom testicular ou ultrassonografia escrotal.
Exames de Sangue e Marcadores Tumorais para Câncer de Testículo. Alguns exames de sangue podem ajudar a diagnosticar tumores testiculares. Muitos cânceres de testículo secretam níveis elevados de alfa-fetoproteína (AFP) e gonadotropina coriónica humana (GCH).
O principal sintoma de atrofia testicular é a redução visível no tamanho de um ou ambos testículos, porém outros sintomas podem estar presentes, como:
Uma dúvida comum no consultório é sobre o tamanho do testículo, se está normal, alterado, etc. Geralmente o testículo mede entre 3,5 e 5,0 cm e tem um volume médio de 30ml. Dentro desses parâmetros, podem ocorrer pequenas alterações, mas nada que cause preocupação.