Com a falta desta última higiene bucal, as bactérias podem causar um grande prejuízo para seus dentes e gengivas. “O fluxo salivar diminui e a boca fica mais seca. Sem a presença de saliva as bactérias têm mais chances de se proliferarem”, diz.
O sal pode ser capaz de remover algumas partículas de alimentos nos dentes, mas também pode causar cortes doloridos na gengiva e nos tecidos moles no interior da boca, além de poder causar danos nas superfícies dos dentes.
O sal é um antisséptico natural, ele não se dissolvem na pasta de dentes, a combinação de sal e pasta de dentes é um esfoliante exclusivo para remover as células mortas da pele e cravos.
Seu uso contínuo pode causar danos ao esmalte que reveste os dentes. Além disso, o bicarbonato de sódio não contém fluoreto, substância que ajuda a fortalecer os dentes e a prevenir a cárie; por isso, você ainda terá que usar um creme dental comum.
A água oxigenada, também conhecida como peróxido de hidrogênio, é um branqueador natural que pode ajudar a recuperar o tom branco dos seus dentes. Ela pode ser usada como enxague bocal para aproveitar 100% dos seus benefícios. Enxague a boca durante 30 segundos e continue com o escovado normal.
Uma das principais causas dos dentes amarelados é o não cuidado com a higiene bucal. Quando não mantemos uma rotina regrada, o acúmulo de placa bacteriana e, até mesmo, de restos de comida, atacam o esmalte dentário, revelando a parte interna, a que tem uma coloração mais amarelada.
Com o avançar dos anos, os dentes permanentes apresentam também uma propensão natural para escurecer ou para ficar amarelados ou muito amarelos, pois a camada de esmalte dentário que reveste a coroa dos dentes vai sofrendo um desgaste natural.
Os mais conhecidos são o café e o chá preto. Outros são menos óbvios: Castro cita também o chá verde, cuja pigmentação pode amarelar os dentes, o vinho tinto e os refrigerantes. O mesmo acontece com os alimentos que têm caroteno (um pigmento natural antioxidante), como tomate e cenoura.
O que fazer para o café não manchar os dentes
Café amarela os dentes? Sim. O café causa um escurecimento extrínseco (de dentro para fora) do dente. Mas tomar apenas um cafezinho não causa manchas.
Você já pensou em fazer clareamento dental mas desistiu por não conseguir ficar sem o bom e velho cafezinho? O conceito de que não é permitido ingerir bebidas com corantes como café, chá, vinho ou refrigerantes à base de cola durante e após o procedimento já está difundido entre profissionais e pacientes.
Entretanto já existem estudos que mostram que o café não altera em nada o processo do clareamento. Mas como tais estudos ainda são recentes, sugerimos que se abstenha do café pelo breve período em que estiver fazendo o tratamento. Uma dica é optar mais vezes pelo café com leite, em vez da bebida pura.
O que não pode: Se tem algo que pode colocar o clareamento por água abaixo são os alimentos mais pigmentados, devido ao alto teor de corante em sua fabricação. "As bebidas que mais causam alteração na cor dos dentes são: café, chá preto, chá verde, vinho tinto e refrigerantes", explica.
✓ as restrições de dieta para o que não pode comer no clareamento dental são mais críticas para as primeiras 48 horas após o tratamento; ✓ faça o polimento dental imediatamente após o clareamento dental.
De acordo com Vinícius, o efeito do clareamento dental permanece de um a três anos. Sendo assim, após esse período poderá ser realizado um tratamento de retoque do branqueamento. “Comparado ao clareamento inicial, este tratamento é muito mais rápido e requer menor tempo de aplicação do gel”.
10 cuidados com clareamento dental que você deve ter
Qual é a forma correta de usar o gel clareador? O clareador de gel é usado junto de uma moldeira. “Deve ser aplicado em pequenas quantidades na moldeira, conforme indicado pelo dentista, e deve permanecer em contato com os dentes de 2 a 4 horas por dia durante 2 a 4 semanas”, indica Vinícius.
Não existe um tempo mínimo ou máximo fixo e estabelecido para o clareamento dental caseiro. Entretanto, a média de tempo de 7 a 21 dias de aplicação parece ser suficiente para quase todos os tipos de dentes amarelados, manchados ou escurecidos.
"O clareamento dental doméstico usa um gel clareador de baixa potência, que o paciente aplica por meio de uma moldeira de silicone feita em laboratório. Neste molde, o paciente aplica o gel clareador e o deixa na boca durante o tempo determinado pelo dentista, podendo inclusive dormir com ele.