Folclore - Relembre a infância com 18 cantigas de roda
Nesse sentido, as cantigas populares são canções simples, normalmente rimadas, de autoria anônima, usadas para embalar o sono dos pequeninos ou as brincadeiras dos mais velhos. Conhecer e ter acesso às cantigas, além de divertido, é portanto um direito de toda criança.
Cantigas de roda são cantadas nas brincadeiras infantis, onde tipicamente as crianças formam uma roda de mãos dadas e cantam melodias folclóricas, podendo executar ou não coreografias acerca da letra da música. Parlendas são textos de tradição oral com arrumação rítmica em forma de verso, que podem rimar ou não.
Escrevendo um poema em 10 passos
Diferença entre prosa e verso Além disso, o texto em prosa tem seus parágrafos divididos em frases. ... Além de não precisar de ser escrito até o fim da linha, o verso tem outras características que o distinguem de um texto em prosa, como o ritmo, a rima, a métrica e a linguagem predominantemente figurada.
Nos estudos sobre a poesia moderna, as estrofes são definidas como sendo cada uma das seções que constituem um poema. Cada seção é composta pelo agrupamento de versos, rimados ou não, com unidade de sentido e ritmo. O início e o final de cada estrofe do poema são delimitados com espaços em branco.
o verso representa a linha do poema enquanto a estrofe é o nome dado ao conjunto de versos. O refrão ou estribilho são os versos que se repetem no final das estrofes.
Observa-se que em cada um dos versos existem cinco sílabas poéticas. ... As rimas do poema estão dispostas apenas com os versos 2 e 6 de cada estrofe.
Logo, podemos afirmar que o poema voa voa passarinho apresenta duas estrofes além de um refrão em sua composição.