Saco gestacional vazio Após a 6ª semana da gravidez, se o feto não for visualizado pelo ultrassom, significa que o saco gestacional está vazio e por isso o embrião não se desenvolveu após a fecundação. Este tipo de gestação é também chamada de gravidez anembrionária ou ovo cego.
A ausência da imagem da vesícula vitelina em saco gestacional igual ou superior a 10 mm de diâmetro médio ou a ausência de vesícula vitelina e embrião em saco gestacional com diâmetro igual ou superior a 16 mm caracterizam a gestação anembrionada (Figura 7)(1,5).
No entanto, a vesícula vitelina é temporária, ou seja, não dura até o final da gestação. "Ela permanece somente até que a placenta consiga atingir tamanho e maturação para assumir seu papel na gravidez, com 12 semanas de gestação não é mais possível visualizá-la", explica a ginecologista e obstetra Bruna Cavalcante.
Vesícula vitelina ou vitelínica, ou ainda 'saco vitelino' é o anexo embrionário dos vertebrados, formado a partir da endoderme e da mesoderme, que armazena substâncias nutritivas para o embrião, denominadas vitelo.
A vesicula vitelinica hidropica é um marcador de aneuploidia ou malformações. As infecções congênitas são causas de vesicula hidropica. Após um único aborto, nenhuma investigação adicional é necessária. Aos 25 anos, o risco de ter um novo aborto, uma malformação ou uma vesicula vitelinica hidropica é muito baixo.