Como curar o herpes na boca O tratamento do herpes labial pode ser feito usando remédios antivirais como Aciclovir ou Valaciclovir, que podem ser usados em pomadas ou comprimidos, que ajudam a diminuir a replicação do vírus no corpo e a curar as bolhas e feridas.
O herpes pode ser transmitido mais facilmente quando experiencia um surto e feridas ou bolhas ativas estão presentes na pele. No entanto, o vírus do herpes pode ser ainda propagado mesmo que não haja sinais ou sintomas. As lesões do herpes labial são mais contagiosas quando o liquido exsuda delas.
Quem tem herpes não está necessariamente condenado a ter crises de tempos em tempos. "Esse vírus acaba morrendo. Ele tem um tempo de vida de 10 a 15 anos, o que siginifica que se você tem quando é criança, pode não ter quando for adulto", explica João Paulo Bueno, infectologista do Hospital Profe...
Não há cura para a infecção genital. Mas os sintomas podem ser amenizados e evitados com o tratamento. É claro que a vida sexual dos indivíduos que têm a doença implica maiores cuidados, mas é possível ter uma vida sexual ativa!
“O tempo de evolução do herpes simples é em torno de 10 a 15 dias. No início, os sintomas são ardência local ou queimação. Em seguida, aparecem as “bolhas” de água (vesículas) que se rompem e formam uma crosta no local, que demora até cicatrizar totalmente”, explica a médica.
Uma das maneiras de se prevenir contra o vírus do herpes é dificultar o contágio. De acordo com Taylor, objetos de uso pessoal não devem ser compartilhados. O motivo é simples: “Em superfícies secas, ele pode permanecer vivo por períodos de algumas horas até oito semanas. Esse tempo se torna maior em ambientes úmidos.”
O período de incubação do herpes labial varia entre 2 a 26 dias, mas na maioria dos casos as lesões surgem 4 a 6 dias após a contaminação. Todavia, é bom salientar que a maioria dos pacientes não desenvolve sintomas após a contaminação pelo vírus herpes simplex tipo 1.
A dose indicada é de 400 mg, 3 vezes por dia por via oral, por 7 a 10 dias. Nos casos de herpes labial recorrente, o tratamento pode ser feito por via oral ou por via tópica. O tratamento com pomadas ou cremes deve ser aplicado na ferida 5 vezes por dia, por 4 dias.
Saiba como tratar rápido a herpes labial e evitar a transmissão para outras pessoas. Para curar a herpes na boca mais rápido, diminuindo a dor, o desconforto e o risco de contaminar outras pessoas, pode-se aplicar uma pomada anti-viral a cada 2 horas logo que os sintomas de coceira, dor ou bolhas começarem a surgir.
Tratamento. A maioria das infecções oculares por herpes simplex melhora em 1 a 2 semanas, embora possam durar mais tempo. O tratamento geralmente é necessário para reduzir o risco de complicações.
O herpes ocular é contagioso podendo ser transmitido através do contacto com uma pessoa infetada cujo vírus esteja ativo, nomeadamente através das lesões existentes nos lábios ou face do portador, de gotículas de saliva ou da secreção nasal, de troca de produtos contaminados como é exemplo a maquilhagem, etc.
Sintomas do herpes ocular
Os remédios mais comuns usados para o tratamento do herpes ocular são antivirais como o Aciclovir ou o Valaciclovir e, quando necessário, colírios antibióticos para prevenir infecções secundárias. A chamada uveíte herpética deve ser sempre tratada com antivirais por via oral e também com corticoides.
O tratamento do herpes ocular é geralmente feito com remédios antivirais como Aciclovir ou Valaciclovir em comprimidos ou em pomadas e com analgésicos como Dipirona ou Acetaminofen para o alivio da dor.
O aciclovir pomada oftálmica deve ser aplicado cinco vezes ao dia no olho afetado, em intervalos de aproximadamente quatro horas. Após a cicatrização, deve-se continuar a aplicá-lo, no mínimo, por mais três dias. Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Chá de Sabugueiro. O chá de sabugueiro possui quercetina e canferol na sua composição com ação antiviral, impedindo a multiplicação do vírus da herpes labial, além de reduzir a dor e o inchaço e melhorar a cicatrização, por ter propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.
As pomadas e cremes mais usados para tratar o herpes labial são:
Como é feito o tratamento. O tratamento para cobreiro é feito com um anti-viral por cerca de 5 a 10 dias. Dessa forma, deve-se consultar um dermatologista ou um clínico geral para iniciar o tratamento com remédios como o Aciclovir (Zovirax), o Fanciclovir (Penvir) ou o Valaciclovir (Valtrex).
O tratamento para córnea arranhada pode ser feito com medidas simples como os passos que indicamos a seguir.
Olhos inchados, ferida incômoda na pálpebra, vermelhidão, sensibilidade à luz e dor ao movimentar o globo ocular. Os sintomas são típicos do terçol, isto é, lesão infecciosa provocada por bactérias, bastante conhecida pela população em geral. No entanto, o desconforto também pode indicar a presença de outro problema.
Uma inflamação nos olhos pode acontecer por motivos simples, como alergias a partículas do ar, cremes ou maquiagem, insônia, falta de higiene nas mãos, óculos e lentes de contato (que podem levar bactérias para a região), ou até mesmo por choro excessivo.
Causas da úlcera de córnea. Na maioria dos casos, as causas para a úlcera de córnea são de origem infeciosa, podendo esta ser provocada por bactérias, vírus, fungos, etc. Algumas infeções como a ceratite e a conjuntivite podem evoluir para úlceras de córnea se não forem tratadas atempada e corretamente.
A úlcera da córnea é uma infecção ocular que provoca uma ferida aberta sobre a córnea (a camada transparente na frente da íris e da pupila). Lentes de contato, lesões, doenças, medicamentos e deficiência nutricional podem fazer com que feridas abertas (úlceras) formem-se sobre a córnea.