Mangue é a vegetação que predomina no manguezal. Em função do solo extremamente salino e da deficiência de oxigênio, em virtude das oscilações constantes da maré, predominam os vegetais pneumatóforos (raízes aéreas) e halófilos.
Justamente porque, entre as principais ameaças aos manguezais, estão a expansão urbana e especulação imobiliária, fora a poluição por esgoto, lixões e petrolíferas. Uma das áreas de restingas e manguezais mais importante do país, na Costa Verde, é alvo da especulação imobiliária há décadas.
Bom, então seguindo sua pergunta sobre como a destruição dos manguezais pode afetar o ser humano, seria a inviabilização da alimentação e do comércio de pescados e de mariscos, principalmente da população local. E também teríamos problemas com erosão e assoreamento das regiões costeiras.
O relatório mostra que o fenômeno pode resultar numa perda de 10% ou 15% da região até 2100. O chefe do Pnuma disse que a destruição e a degradação dos manguezais está ocorrendo num passo alarmante, seja pela conversão do local para atividades de aquacultura, agricultura, desenvolvimento da costa ou poluição.
No manguezal podemos encontrar moluscos, crustáceos (camarões, caranguejos), peixes, aves (gaivotas, garças, urubus, flamingos, gaviões etc.), jacarés e mamíferos. Animais como os caranguejos e as ostras vivem sempre nos manguezais, enquanto que outros animais passam apenas uma fase da vida no mangue.