Tagmatização é o fenômeno de fusão de alguns segmentos dos artrópodes em segmentos maiores. ... Exemplos de artrópodes: camarões e escorpiões. Esses animais possuem o corpo segmentado e, em alguns deles, ocorre a fusão de alguns de seus segmentos em um maior segmento, como o tórax.
Um animal que tem o corpo segmentado significa dizer que seu corpo tem uma série de divisões longitudinais distribuídas em si de forma repetitiva que origina compartimentos internos no celoma, sendo estes compartimentos separados por septos (parecem anéis ao redor do corpo).
Os anelídeos são animais incluídos no filo Annelida e compreendem seres que possuem corpo cheio de anéis (corpo segmentado). Apresentam simetria bilateral e são celomados, triblásticos e protostômios (durante o desenvolvimento embrionário, formam inicialmente a boca e, depois, o ânus).
O sistema excretor dos anelídeos é formado por um par de nefrídeos por segmento. Na maioria dos anelídeos, como as minhocas, observa-se a presença de metanefrídeos, estruturas que coletam o líquido diretamente do celoma do animal.
A excreção pode ser realizada através das glândulas verdes (crustáceos), glândulas da coxa (aracnídeos) ou túbulos de Malpighi (insetos, aracnídeos, quilópodes e diplópodes). O sistema nervoso é ganglionar, sendo composto por um cordão central ventral, gânglios cerebroides e um anel nervoso.
Verificado por especialistas As minhocas, pertencem ao grupo dos anelídeos. São animais subterrâneios e se alimentam basicamente de vegetais. Esse animais excretam o húmus, resultante da decomposição de matéria orgânica digerida por esse anelídeo. Possui uma cor escura e seu odor assemelha-se ao de solo de mato.
Sistema excretor dos insetos Os túbulos de Malpighi se localizam no limite entre a porção média e a porção posterior do intestino. Cada túbulo possui fundo cego e mergulha nas lacunas do corpo, de onde retira as impurezas e as descarrega no intestino para serem eliminadas com as fezes.
Resposta. Como a mosca é um inseto, sua respiração é traqueal.
Nos insetos, os tubos de Malpighi abrem no intestino. ... Extraem, seletivamente, o ácido úrico do sangue e, com a água e sais minerais, depositam-se no intestino posterior, onde são excretados com as fezes.
Túbulos de Malpighi - Excreção de insetos - Biologia - InfoEscola.
Os túbulos de Malpighi são os principais órgãos excretores dos artrópodes. Algumas espécies de aracnídeos têm túbulos em vez de, ou além das, glândulas coxais. Em algumas delas, parecem agir na produção de seda, em vez de na excreção.
rins
A excreção dos poríferos se dá por meio de difusão, assim como sua respiração.
Sistema excretor do anelídeos: A excreção dos anelídeos é realizada através de nefrídeos ou metanefrídeos presentes em pares em cada segmento. Eles estão associados ao sistema circulatório, filtrando a hemolinfa e eliminado compostos nitrogenados através de pequenos poros que desmbocam para fora do corpo do animal.
O sistema de excreção em artrópodes terrestres é formado de estruturas denominadas túbulos de Malpighi. São órgãos extremamente importantes nos insetos, pois mantêm a osmorregulação.
TIPOS DE EXCREÇÃO DOS ANIMAIS INVERTEBRADOS: ... Filo Cnidária – nos cnidários a excreção ocorre de forma semelhante aos poríferos, eliminando os rejeitos através das paredes do corpo. Contudo, sendo captado pela cavidade gastrovascular, e dessa saindo pela boca circundada por tentáculos.
Excreção é o processo pelo qual os produtos residuais do metabolismo e outros materiais sem utilidade são eliminados do organismo. Este processo é realizado pelos pulmões, rins e pele. Não confundir com secreção, quando a substância eliminada pela célula pode ter um fim específico.
A formação da urina acontece nos néfrons e envolve três etapas básicas (filtração, reabsorção e secreção) que garantem a eliminação de produtos indesejáveis. A urina é uma substância constituída por produtos do metabolismo e substâncias que estão em excesso no organismo.
O sistema excretor, também chamado de aparelho urinário, é constituído por:
O néfron é a unidade funcional básica do rim, responsável pela formação da urina. A função do néfron é filtrar os elementos do plasma sanguíneo e eliminar através da urina as excretas indesejadas. ...
O néfron é a parte funcional do rim, sendo essencial para a produção da urina. Ele é constituído por um longo túbulo, denominado de túbulo néfrico, e pelo corpúsculo renal. O néfron é a parte funcional do rim, sendo essencial no processo de formação da urina. Há cerca de um milhão de néfrons em cada rim.