BOCA DE PALHAÇO
Construção do brinquedo conhecido como boca do palhaço e que consiste em um desenho sobre uma superfície dura de papelão ou madeira representando o rosto de um palhaço. Nele a boca é recortada e será o alvo o qual o participante tentará atravessar com uma bolinha por ele arremessada a determinada distância.
Os jogadores recebem três bolinhas (podem ser feitas de borracha ou de meia com enchimento de estopa ou pano) para tentar acertar dentro da boca do palhaço. ... Vence que conseguir acertar mais vezes.
Correio Elegante é uma brincadeira típica de festas juninas em que uma pessoa envia um bilhetinho para ser entregue a uma outra pessoa.
Brincadeiras Juninas
Segundo José Luiz Ribeiro, a quadrilha, que é a principal brincadeira da festa junina, surgiu no século XVIII e vem sofrendo adaptações ao longo dos anos. “Atualmente nós temos uma representação dramática dos personagens. Normalmente é o pai da noiva obrigando o noivo a casar, um padre cômico e a noiva grávida.
A pescaria é uma das brincadeiras mais tradicionais de Festa Junina. Ela é simples e bem divertida. Basta recortar peixes de papel grosso (tipo papelão) e colocar números neles. Devemos colocar uma argola na boca do peixe e enterrá-lo num recipiente grande com areia.
Além do milho cozido em si, outras comidas derivadas desse grão, como canjica, pipoca, curau e o bolo de milho ou fubá, são servidas durante os festejos. Há pratos feitos de milho que variam conforme a região, como a pamonha, mais comum nos estados de Goiás e Minas Gerais, e a polenta, tradicional entre os gaúchos.
Coisas de Festa Junina
Letra J
Palavras relacionadas a Festa junina
Como Fazer a Barraca De Pescaria – Em uma bacia ou piscina média deve ser colocado uma grande quantidade de areia e nela são presos diversos peixinhos feitos em cartolina e cada um deles deve estar com uma argola ou gancho na boca, para que as crianças possam pescá-los com a vara.
Inicialmente você vai precisar de alguns potes, aqui vemos potes de danoninho, por exemplo. Em seguida, consiga das varetas e barbante e pequenos arames que vão servir como material de pesca! Agora é só enfeitar os seus peixinhos com olhinhos, tinta e pedacinhos de plástico que vão servir como barbatanas.
DEIXE A CRIANÇA COLOCAR AS TAMPAS OU BRINQUEDOS NA ÁGUA PARA FLUTUAREM, COMO SE FOSSEM OS PEIXINHOS E DEPOIS UTILIZANDO A PENEIRA É SÓ COMEÇAR A PESCARIA. ORIENTAR A CRIANÇA PARA PESCAR OS PEIXINHOS E COLOCÁ-LOS NA BACIA QUE ESTÁ SEM ÁGUA.
De acordo com os historiadores esta festa foi trazida pelos Portugueses na colonização com o nome de “Joanina” em homenagem a São João Batista e fundiu-se com a cultura Indígena que tradicionalmente é lembrada pela música e dança desse povo.
Simples de fazer e fácil de brincar. Recortamos alguns peixinhos em cartolina, decoramos com bolinhas adesivas, fizemos um furo na ponta e colocamos um clipe. Para a vara de pescar um graveto, barbante e um ímã amarrado na ponta. Improvisamos uma pequena lagoa de feltro e pronto!
Pegue um pedaço pequeno de fita de cetim, forme um laço com ela e use a cola quente para fixá-lo na parte de trás do peixe. Este lacinho deve ser colocado na extremidade do peixe porque vai servir de gancho na hora da pescaria. Agora pegue um pedaço comprido e fino de madeira que vai servir como varinha.
Para isso comece por recortar, da caixa, duas das cavidades onde assentava o ovo, com as laterais incluídas. Em seguida pinte-as da cor que desejar e una-as colando uma à outra a parte mais larga, como mostra a imagem. Recorte as barbatanas em eva e cole-as no corpo do peixinho. Bem fácil e muito original!
Como fazer:
NARIZ DE PALHAÇO FEITO COM CAIXA DE OVOS
O começo da festa junina ao Brasil remonta ao século XVI. As festas juninas eram tradições bastante populares na Península Ibérica (Portugal e Espanha) e, por isso, foram trazidas para cá pelos portugueses durante a colonização, assim como muitas outras tradições.