Houver, pois o infinitivo se caracteriza pelo verbo sem nenhuma conjugação.
verbo transitivo direto Recuperar; haver novamente; tornar ou voltar a possuir, a adquirir: o morador reavia os bens hipotecados.
O verbo reaver é um verbo irregular e defectivo, não sendo conjugado em todos os tempos e pessoas. No presente do indicativo é conjugado apenas no nós e no vós. No imperativo afirmativo é conjugado apenas no vós. Não é conjugado nem no presente do subjuntivo nem no imperativo negativo.
b) Se a testemunha depor favoravelmente, o réu será absolvido. c) Quando eu reouver o dinheiro, pagarei a dívida. d) Quando você vier a Campinas, ficará extasiado. e) Ele trará o filho, se vier a São Paulo.
I. Indicativo: Modo verbal que expressa ideia de certeza, quando um fato é concluído como real.
O Modo Verbal que expressa dúvida, incerteza, quando há poucas possibilidades de concretização da ação verbal é: 1 ponto. imperativo. Conjuntivo. Indicativo.
O modo subjuntivo indica uma dúvida, uma incerteza sobre algo. Já o modo indicativo indica uma certeza sobre um fato, seja este no presente, passado ou futuro. 2. A forma verbal se encontra no presente do indicativo e, como tal, indica algo que está acontecendo atualmente.
Os Modos Verbais (indicativo, subjuntivo e imperativo) indicam as maneiras como os verbos se expressam: Indicativo - exprime fatos, certezas. Exemplo: Discursa muito bem. Subjuntivo - exprime desejos, possibilidades, dúvidas.
MODO SUBJUNTIVO: Ao contrário do indicativo, é o modo que expressa a dúvida, a incerteza, trabalhando com remotas possibilidades de concretização da ação verbal. MODO IMPERATIVO: Apresenta-se na forma afirmativa e na forma negativa.
Resposta. Resposta: Conjuntivo ou subjuntivo. O Modo subjuntivo/conjuntivo é considerado o modo verbal que, ao contrário do Indicativo expressa uma ideia de dúvida, exprime uma ação hipotética.
Hoje veremos como usar o modo subjuntivo. ... Assim, temos modos verbais apropriados para exprimir certeza, dúvida, suposição, ordem etc; em língua portuguesa, nós os chamamos de indicativo, subjuntivo e imperativo.
No imperativo negativo, a ordem, pedido, convite, conselho, exortação,… é feita através de uma negação.
O modo imperativo negativo precisa de uma palavra negativa precedendo o verbo. No modo imperativo ajuda você na locação adverbial, as formas de 2 pessoa (do singular e plural) originam-se do presente do indicativo, sem a ultima letra s; as demais são as mesmas do presente do subjuntivo ,excetuando-se o verbo ser.
No caso das pessoas “tu” e “vós”, o imperativo afirmativo é formado a partir do presente do indicativo, eliminando-se o “s” ao final da conjugação. Para as demais pessoas, a formação é igual à do presente do subjuntivo.
Veja outros exemplos: Yo que tú hacía más ejercicio. Si yo fuera tú iba al médico. Yo en tu lugar dejaba de fumar....Exercícios