Respeito à diversidade cultural: experimentar diferentes vivências culturais e compreender a importância de valorizar identidades, tradições, manifestações, trocas e colaborações culturais diversas.
A diversidade de ideias está exatamente em cabeças que pensam diferente. Está na possibilidade de olhar para o outro e em alguns casos se identificar com ele, mas sempre poder contribuir com uma vivência que é só sua.
De acordo com o dicionário: diversidade é um substantivo feminino que significa a qualidade daquilo que é diverso, diferença, dessemelhança, variação, variedade, multiplicidade. Mas, também pode significar ausência de acordo ou divergência.
Considere fornecer treinamento em diversidade Os treinamentos podem ajudar as pessoas a entenderem os benefícios de ter uma força de trabalho mais diversificada e inclusiva, o que, por sua vez, ajuda a criar um ambiente mais acolhedor. Assim, a organização fica mais global, e a retenção aumenta.
A discussão sobre diversidade da força de trabalho fundamenta-se, no limite, nas diferentes identidades sociais, as quais podem ser visíveis (gênero, etnia, deficiência física), ou invisíveis (religião, doenças crônicas, orientação sexual).
Faça programas voluntários Realizar programas de voluntariado na empresa pode ser um excelente fator para contribuir com uma política de aceitação da diversidade no ambiente de trabalho. A realização dessas ações possibilita a interação com grupos diferentes em um contexto fora do corporativo.