Em um dado convencional os pontos que correspondem aos números de 1 a 6 são colocados nas faces de um cubo, de tal maneira que a soma dos pontos que ficam em cada par de faces opostas é sempre igual a sete.
Os dados são pequenos poliedros gravados com determinadas instruções. O dado mais clássico é o cubo (seis faces), gravado com números de um a seis.
O DADO: Composto de 6 faces numeradas de 1 a 6, sendo que a distribuição destes números (de acordo com a tradição), é feita de tal forma que as faces opostas sempre somem 7. Assim, a face oposta do 1 é o 6, do 2 é o 5 e do 3 é 4.
Os números das faces opostas a 2, 4 e 1 são, respectivamente, 5, 3 e 6. Esta questão está relacionada com as operações básicas de adição e subtração. Veja que a soma de duas faces diferentes deve ser igual a 7, ou seja, temos duas parcelas. Com essa informação, podemos determinar a face oposta aos outros valores.
verde com azul/amarelo com rosa/laranja com marrom.
a face oposta ao número 4 no segundo dado é igual a 3.
A soma de todos os pontos de um dado normal é 21. Um dado normal é formado por seis faces numeradas de 1 a 6 onde a soma dos pontos das faces opostas é sempre igual a 7 (é o único valor possível que soma todas as faces opostas e tem o mesmo valor).
No lançamento de dois dados a probabilidade de obtermos soma das faces voltadas para cima igual a 5 será de aproximadamente 16%.
As formas mais comuns de dados são os sólidos de Platão, que são simétricos. Existe também o trapezóide pentagonal, no qual uma das faces tem quatro lados, 12 vértices, 20 arestas e dez faces, conhecido como 'd10'.
esfera
octaedro