Mílton Nascimento
Os peixes não possuem pulmões, eles possuem branquias, e as branquias retirar o oxigeno da água , para que eles possam respirar,os peixes não respiram oxigênio (O2) da atmosfera,eles conseguem extrair o oxigênio que esta dissolvido na água, a água passa pelas suas branquias, onde o oxigênio e absolvido pelos vasos.
por que o peixe retira o oxigênio da águas pelas brânquias, que são banhadas pelas águas. Quando o peixe esta fora da água, as brânquias se colam umas nas outras, e perdem muita água ocorrendo uma redução da superfície respiratória.
Em certas condições, ele consegue respirar fora d'água por alguns dias e ainda pode “andar” na superfície terrestre. O peixe está no lago artificial do Central Park, mas, com essas habilidades, ele pode sair do local em busca de comida. O peixe asiático é considerado um predador perigoso.
Um estudo novo não mostrou que o peixe dourado e as carpas crucian similares podem viver até cinco meses em lagos gelados com extremamente - o ponto baixo ou o nenhum oxigênio.
O intervalo entre essas TPAs vai variar também de acordo com as condições do aqua, podendo ser de hora em hora ou a cada 90-120 minutos, vai depender de como os peixes estiverem. Se a energia demorar mais que 4 horas para voltar não alimente os peixes nas próximas 24 horas.
Não existe peixe que não precise de oxigênio para respirar. Mas existem espécies que, além do oxigênio dissolvido na água, conseguem absorver oxigênio diretamente do ar. Dentre eles estão os Bettas, Trigocaster, Colisa, Paraíso e Beijador.
Um dos aspectos mais comuns quando o nível de oxigênio está baixo, é o comportamento dos animais. Eles nadarão e comerão menos. Além disso, a medida que os níveis baixam, os peixes começam a mostrar alguns sinais como, respiração ofegante e movimentos brânquicos mais rápidos.
Quais são os sintomas de falta de oxigênio e como podemos reconhecê-los? A primeira resposta de um peixe que se encontra em água com reduzido oxigênio é aumentar a taxa de ventilação. Qualquer pessoa que conheça de perto seu peixe notará que os peixes mantém um ritmo natural de ventilação.
As setas vermelhas indicam o consumo de oxigênio e as setas verde indicam a disponibilidade. Primeiro, vamos entender como se dá o processo de oxigenação no aquário e já vou dizendo que aquelas bombinhas de ar não ajudam muito. A oxigenação do aquário se dá pela troca gasosa entre a água do aquário e a atmosférico.
Muitas podem ser as causas de morte de peixes, a depleção de oxigênio é de fato a principal causa de morte de peixes, pois seja por fatores ambientais, ou substâncias tóxicas na água, causa uma diminuição do oxigênio dissolvido, porém é importante estudar aprofundadamente o que ocasionou tal mortandade.
Ferver a água realmente remove o oxigênio, porém quando ela resfria, o gás é reabastecido. Um processo de destilação da água também remove o oxigênio, porém, novamente, ele é recuperado com o resfriamento. Para remover efetivamente todo o oxigênio da água, deve-se realizar isto em um ambiente especial.
obtenção do oxigênio O oxigênio é obtido industrialmente por dois processos: eletrólise e destilação fracionada do ar. A eletrólise ocorre pela passagem de corrente elétrica na água. O processo torna-se inviável economicamente por causa da energia elétrica que é de custo alto.
Conforme a temperatura da agua abaixa, a concentracao de oxigenio presente na agua aumenta, pois a agua a baixas temperaturas tem mais capacidade de dissolver esse gas. ... Em maiores altitudes, onde é menor a pressão atmosférica, o oxigênio dissolvido apresenta uma menor solubilidade.
O teste da DBO é realizado através da diluição de uma amostra da água a ser analisada em água deionizada saturada de oxigênio. ... Ao fim dos cinco dias, repete-se a medida do oxigênio dissolvido (OD final). A DBO5 será a diferença entre o OD inicial e o OD final.
A determinação da DBO consiste em medidas da concentração de oxigênio dissolvido nas amostras, diluídas ou não, antes e após o período de incubação de 5 dias a 20 ºC.
Em estações de tratamento de esgoto, a DBO é um parâmetro utilizado para verificar a eficiência na decomposição de matéria orgânica, pois, se a DBO está elevada, quer dizer que a matéria orgânica está sendo consumida. De acordo com a legislação, a DBO máxima no esgoto deve ser de 60 mg/L.
Interferentes
RESUMO: Oxigênio dissolvido (OD), demanda bioquímica do oxigênio (DBO) e demanda química do oxigênio (DQO) foram utilizados como parâmetros para se avaliar o grau e capacidade de autodepuração do ribeirão Lavapés, que atravessa a cidade de Botucatu - SP.