O surgimento do drone A história dos drones iniciou-se com uma inspiração em bombas voadoras alemãs do tipo V-1, popularmente conhecidas como buzz bomb. Recebeu esse nome devido ao barulho que fazia enquanto voava, sendo criada pela Alemanha, durante a Segunda Guerra Mundial.
Brasil. O primeiro VANT de que se tem registro no Brasil foi o BQM1BR, fabricado pela extinta CBT (Companhia Brasileira de Tratores), de propulsão a jato. Esse protótipo serviria como alvo aéreo e realizou um voo em 1983.
O VANT foi inventado pelo israelita Abe Karem, engenheiro espacial responsável pelo VANT americano mais temido e bem-sucedido. Segundo Karem, quando ele chegou nos Estados Unidos da América, em 1977, para controlar um drone eram necessárias 30 pessoas.
São inúmeras possibilidades de aplicações. Dois exemplos vêm da agricultura e também do mapeamento de terrenos e monitoramento de obras. Já é comum ver grandes fazendas usando drones para monitorar rebanhos e plantações.
Drone, na verdade UAV (Unmanned Aerial Vehicle), em português VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado), é um tipo de aeronave que, como o nome diz, não é tripulado e sim controlado remotamente (e alguns deles funcionam de maneira autônoma, como robôs voadores).
O preço? Cerca de R$ 2,4 mil.
Os drones são controlados por sistemas remotos de controle de solo (GSC) e também conhecidos como cockpit no solo. Um sistema de veículo aéreo não tripulado tem duas partes, o próprio drone e o sistema de controle. O nariz do veículo aéreo não tripulado é onde todos os sensores e sistemas de navegação estão presentes.
15 Dicas para quem está aprendendo a pilotar um drone
O curso de pilotagem de drones não possui pré requisitos e ao final os alunos já saem como pilotos profissionais registrados no DECEA de acordo com o regulamento ICA 100-40.
Quais Drones necessitam ser homologados? Todos os Drones necessitam ser homologados pela Anatel inclusive os de uso recreativo, como os de aeromodelismo. Fim da taxa de R$200,00! Os interessados em utilizar esta tecnologia deverão preencher um requerimento disponível no site da Agência.
Existem 2 maneiras de saber se seu Drone é homologado. A Primeira, e mais simples, é verificando se seu equipamento possui o selo da ANATEL no controle ou no equipamento. Se possuir este selo, significa que seu drone é Homologado. A Segunda é realizando uma consulta no site da ANATEL, neste link.
Consultar Produtos Homologados e (ou) Certificados Para saber se um celular está homologado, deve-se procurar o selo com o logotipo da Anatel, normalmente colocado no corpo do aparelho, atrás da bateria, ou no manual do usuário.
A homologação de drones é necessária pois alguns modelos podem trabalhar por radiofrequência nos seus controles remotos ou até mesmo no próprio aparelho em frequências de rádio utilizadas por satélites, o que pode levar à interferências de sinais.
Na mais recente descoberta, em uma papelada na Comissão Federal de Comunicações (FCC, na sigla em inglês) nos Estados Unidos, a descrição aponta para um drone básico, a exemplo do Spark, mas com recursos aprimorados.
Não só a água da chuva pode afetar equipamentos eletrônicos, mas também pode prejudicar a visibilidade e os sinais de transmissão. Assim como a chuva, o vento e a temperatura também podem afetar o voo, incluindo quanto tempo de bateria ainda resta.
As informações coletadas pela câmera do drone são enviadas ao controle via sinal de rádio, assim como os comandos executados pelo usuário são transmitidos à aeronave da mesma forma. Por mais que seja uma conexão segura, se um sinal de rádio mais forte entrar na mesma frequência, isso pode afetar o seu voo.
Deve aguardar um mínimo de 5 minutos antes de colocar a bateria a carregar ou no drone, colocando a sua mão sobre a bateria para conferir se ainda está quente. Algumas câmeras dos drones são removíveis, o que é uma verdadeira dádiva para todos os que desejam poupar bateria durante as gravações aéreas.
6 maneiras de aumentar o tempo de voo do seu Drone