As plaquetas correspondem a um dos fragmentos celulares, também denominados trombócitos, presentes no sangue de mamíferos, tendo origem a partir de células da medula óssea (megacariócitos). A principal função das plaquetas está relacionada à formação de coágulos, auxiliando de forma indireta na defesa do organismo.
Os glóbulos vermelhos, a maior parte dos glóbulos brancos e as plaquetas são produzidos na medula óssea, o tecido macio e gorduroso encontrado nas cavidades ósseas.
Resposta. São produzidas na medula óssea, que é uma estrutura pastosa que fica dentro dos ossos. Glóbulo Vermelho transporta o oxigênio; Glóbulo Branco responsável pela defesa do organismo; As plaquetas trabalha na coagulação sanguínea.
As principais células do sangue são produzidas na medula óssea, uma estrutura gelatinosa que fica dentro de vários ossos do corpo.
Os neutrófilos segmentados são leucócitos especializados no combate direto aos micro-organismos que nos atacam. Eles são a "1ª linha" de defesa do nosso organismo e entram em combate direto contra os germes,literalmente devorando os invasores num processo chamado fagocitose.
Os glóbulos brancos (leucócitos) constituem parte importante da defesa do corpo contra organismos infecciosos e substâncias estranhas (o sistema imunológico). O número de glóbulos brancos (contagem de glóbulos brancos) é normalmente inferior a 11.
A hematopoese é um processo altamente dinâmico que compreende a produção, diferenciação, maturação e morte celular. Inicia-se na fase uterina, nos períodos embrionário e fetal, onde se identificam três fases: período mesoblástico, hepato-esplênico e mielóide.