A Revolta dos Malês foi uma revolta de escravos que aconteceu na cidade de Salvador, na Bahia, em 1835. Essa foi a maior revolta de escravos da história do Brasil e mobilizou cerca de 600 escravos que marcharam nas ruas de Salvador convocando outros escravos a se rebelarem contra a escravidão.
Mulher negra africana nascida em Costa Mina, na África, que veio para a Bahia, no Brasil, como escrava e que se tornou líder da Revolta dos Malês (1835).
“Male” era um termo comumente utilizado para designar todo e qualquer escravo que fosse praticante da religião muçulmana e dominasse a leitura e a escrita da língua árabe. ... Ao longo do tempo, esses escravos articulavam uma rede de contatos entre diferentes escravos que habitavam a cidade.
A Guerra dos Cabanos ocorreu entre os anos de 1835 e 1840, no Grão-Pará (Pará e Amazonas). Essa província, até a Independência, tinha uma administração diferenciada, pois era vinculada diretamente a Lisboa, portanto não era controlada pelo governo central.
Movimento do cabanos Os cabanos, em sua grande maioria, eram formados por indígenas (tapuios, entre outras nações), pobres livres e negros que se revoltavam com a situação de miserabilidade em que viviam somada à crise política que se instalou no Brasil após a abdicação de D. Pedro I.
A revolta iniciou em 6 de janeiro de 1835 quando o quartel e o palácio do governo de Belém foram tomados por índios tapuias, cabanos e negros, liderados por Antônio Vinagre. O então presidente da província foi assassinado e instituiu-se um novo presidente, Clemente Malcher; e a apoderação do material bélico.
A Cabanagem foi uma revolta popular extremamente violenta, ocorrida de 1835 a 1840, na província do Grão-Pará. A rebelião tinha como objetivo a independência da região.
O que é Cabano: Cada um dos líderes da revolta popular chamada Cabanagem ocorrida no Estado do Pará entre os anos de 1831 a 1840; Aquele que vivia às margens dos rios amazônicos, em humildes cabanas. O povo cabano era na maioria índios e mamelucos e era explorado pelo branco português, bem sucedido em suas empresas.
Joaquim Marques Lisboa
Bem a Cabanagem foi uma revolta que durou mais ou menos 5 anos, o motivo de tantos governo creio que os conflitos de interesses pois apesar deles terem esse nome por morarem em cabanas eles eram formados por diversos grupos sendo eles índios, mestiços, pessoas de classes medias.
Mas os cabanos tiveram muita dificuldade para se manter no poder e estabelecer um governo revolucionário. As divergências e os conflitos entre os próprios líderes do movimento foi a principal causa do fracasso da rebelião.
cinco anos