Quais os obstáculos para o desenvolvimento de práticas avaliativas mais formativas? a) Organização das turmas, rigidez no horário escolar, homogeneização dos alunos e das turmas e burocratização do ensino. b) Desinteresse dos alunos em aprender, rigidez na gestão escolar e formação continuada deficitária.
“Classificatória: o professor avalia os alunos através de trabalhos com o objetivo de observar se os alunos aprenderam ou não”. Formativa: preocupa-se com o ensino aprendizagem ao longo do desenvolvimento curricular. “Classificatória é classificar somente por meio de notas; alunos que sabem ou não.
Com essas questões, Luckesi (2009, p. 81) reconhece possibilidades na avaliação diagnóstica como “um instrumento de compreensão do estágio de aprendizagem em que se encontra o aluno, tendo em vista tomar decisões suficientes e satisfatórias para que possa avançar no seu processo de aprendizagem”.
Quando falamos das modalidades de avaliação: diagnóstica ou inicial, formativa ou instrucional e somativa estamos falando de momentos pontuais, com seus propósitos definidos e com método de coleta de evidências bem definidos também.
As 4 etapas da avaliação formativa: desencadear, observar, analisar e intervir (ou remediar) A avaliação é um processo complexo com o qual todos os educadores lidam constantemente.
É preciso vincular as três modalidades avaliativas para garantir a eficácia do sistema de avaliação, proporcionando a excelência do processo de ensino e aprendizagem. ... Avaliação diagnóstica, avaliação objetiva e avaliação subjetiva.
A avaliação educacional é feita através de situações de aprendizagem, buscando a aquisição de novo conhecimento, atitudes ou habilidades. ... O objetivo da avaliação em políticas públicas é conhecer seus eixos positivos, enumerar suas falhas e insuficiências, buscando sempre seu aprimoramento ou replanejamento do processo.
A avaliação escolar precisa ser um instrumento de melhoria do processo ensino-aprendizagem, pois auxilia na verificação e no acompanhamento do progresso de cada indivíduo. A função formativa da avaliação é a que mais corresponde ao projeto de uma educação democrática e emancipatória.