Como muitos municípios da região Norte do país, a capital do Amapá tem boas condições para receber pessoas com os mais diversos interesses. Os principais incluem a capacitação profissional, a construção de uma carreira sólida e a manutenção da qualidade de vida.
Pontos Turísticos
Quem nasce ou reside na cidade de Macapá é chamado de Macapaense. O estado Amapá possuí uma área total de Km² e está localizado na Região Norte do Brasil. A capital do Estado Amapá é Macapá. Quem nasce ou mora no Estado Amapá é chamado de Amapaense.
estado do Amapá
Macapá
Rio Branco é um município brasileiro, capital do estado do Acre, na Região Norte do país e principal centro financeiro, corporativo, político e cultural do estado. Sendo a capital mais ocidental do Brasil, a 3 030 quilômetros de distância de Brasília, capital federal, Rio Branco localiza-se às margens do Rio Acre.
História do Acre O Acre era, até a segunda metade do século XIX, habitado pelas populações indígenas e ainda fazia parte dos territórios boliviano e peruano. A partir de 1877, motivados pela exploração do látex, os primeiros migrantes da Região Nordeste do país chegaram ao território acriano.
O território do Acre tem o estatuto de estado desde 15 de junho de 1962 e fica na região amazónica no Norte do Brasil. Até ao início do século XX fazia parte do território boliviano pelo Tratado dos Limites assinado em Ayacucho, em 1867.
A expedição de Gálvez declarou o Acre como uma República independente em 1899. Mas o Brasil reconhecia o Acre como território boliviano, enviou então uma tropa para dissolver a Revolução Acreana. A Bolívia decidiu reagir, organizou também uma expedição militar para conquistar o território.
Antecedentes. O que viria a ser o estado do Acre era parte integrante do território boliviano desde 1750. A partir do início ciclo da borracha, em 1879, deu-se nessa região a busca intensa por látex e isto fez com que os seringueiros do Brasil subissem o rio Purus, iniciando, então, o povoamento do Acre.
Movido por esse anseio, emergiu o Movimento Autonomista, com a criação do Território do Acre, em 1903. Sem poder eleger seus governantes e sem poder usufruir benefícios decorrentes dos impostos aqui coletados durante o ciclo da borracha, os acreanos se viam submetidos política e economicamente à União.
A linha divisória superior, denominada Cunha Gomes, que na definição inicial constituía-se de uma reta, em 1940 sofreu a primeira alteração, proposta pelo órgão oficial que tratava das questões geográficas (hoje IBGE), modificando o limite.
Os bolivianos e peruanos são os imigrantes com a maior presença no mercado formal de trabalho no Acre. A informação é do Ministério do Trabalho que divulgou, no último dia 1, a Relação Anual de Informações Sociais (Rais) de 2016.
Cultura do Acre é muito parecida com a dos outros Estados da região Norte. A comida típica utiliza o pato e o pirarucu, que herdou dos índios, e o bobó de camarão, vatapá e carne de sol com macaxeira, trazido do Nordeste brasileiro logo quando iniciou a extração do látex.