O jogo é iniciado por uma das equipes que dão o saque, lançando a bola para o lado da equipe adversária. Após o saque, a bola deve ultrapassar a rede, onde os jogadores adversários evitam que caia em seu campo, utilizando no máximo três toques. O jogo é dividido em sets, quem vencer os três primeiros, ganha a partida.
O objeto usado para a prática de vôlei é uma bola e o objetivo principal do jogo consiste na marcação de pontos ao mandar a bola para o campo adversário e fazer com que ela toque o chão. A instituição responsável pela organização de eventos e da regulação das regras é a FIVB, Fédération Internationale de Volleyball.
Originalmente, uma bola batendo na rede em um saque significava uma mudança de posse. Desde 2000, os jogadores podem bater a rede e a bola continua válida, desde que caísse sobre a quadra do lado adversário. Os três jogos dentro de uma partida de voleibol foram referidos como um "jogo" quando o esporte começou.
Após o golpe efetuado pelo responsável pelo saque, os atletas poderão deixar suas posições de origem. O não cumprimento do rodízio e/ou da regra do posicionamento implica em perda do rally e da posse de bola (CBV, 2004; RIBEIRO, 2004; BOJIKIAN, 2003). A quadra é dividida em zona ofensiva e zona defensiva.