Um potenciômetro é um tipo especial de resistor de três terminais cuja resistência pode ser ajustada por meio mecânico, girando ou deslizando um eixo móvel, formando assim um divisor de tensão ajustável.
Os potenciômetros e o resistores tem essa finalidade de limitar o fluxo de corrente elétrica em um circuito, a diferença é que o potenciômetro pode ter sua resistência ajustada e o resistor comum não pode pois ele possui um valor de resistência fixo.
Conecte os fios jumper médios na protoboard, um na coluna 42 que é a perna do meio do potenciômetro, no caso do fio azul conecte-o direto na perna do resistor, não é necessário conectar nem esta perna do resistor nem o fio azul na protoboard, a ligação é direta entre o fio azul e uma das perna do resistor.
O dimmer , também conhecido como variador de luminosidade, é um dispositivo que permite regular a intensidade do brilho da iluminação.
— Minha sugestão é usar as lâmpadas LED dimerizáveis, que ficaram mais populares no mercado no último ano e exercem a mesma função na iluminação que a lâmpada amarela tradicional — explica Maneco, que optou por modelos modernos e compatíveis com dimmer para colocar no forro de gesso do teto de uma sala de estar.
O dimmer geralmente tem uma chave seletora que ao girá-la aumenta ou diminui o brilho da lâmpada. O dimmer pode ser utilizado para variar a luminosidade de acordo com a necessidade do local ou para decoração de determinados ambientes como por exemplo, jardins, corredores, salas e etc.
As lâmpadas eletrônicas, fluorescentes ou LED, podem não ser lâmpadas dimerizáveis. Neste caso elas apenas ligam ou desligam, independente do interruptor ou dimmer utilizado para acioná-las.
Dicas importantes para você saber qual é o melhor dimmer para sua instalação
➡Lâmpadas dimerizáveis são lâmpadas em que é possível regular a intensidade do brilho. Este controle de brilho pode gerar economia de energia e alterar a aparência visual e clima de seus ambientes. ... ?Lâmpadas fluorescentes fazem a dimerização por meio de reatores eletrônicos que alternam a corrente dirigida às fontes.
É uma forma avançada da bem conhecida lâmpada incandescente. A lâmpada halógena tem um filamento de tungstênio semelhante ao da lâmpada incandescente padrão, mas é muito menor pela mesma wattagem e contém um gás halogênio na lâmpada. O bulbo é feito de vidro de quartzo fundido, sílica ou aluminossilicato.
A lâmpada dicroica convencional As lâmpadas dicroicas são lâmpadas halógenas de baixa voltagem em cujo interior existe uma superfície refletora. ... Como essa radiação é uma fonte significativa do calor, o facho de luz dicroico esquenta bem menos que o de uma lâmpada incandescente tradicional.
a fita de led dimerizável apresenta constituicao em material flexivel e aderente, projetado para facilitar e maximizar a especificidade intrinseca de sua utilizacao.
Coloque os fios da fita de LED no conector que vem junto do produto com atenção à polaridade deles (é só encaixar e prender os parafusinhos com uma chave de fenda fina). Depois, é só juntar o conector e o plug que vai na tomada para conseguir iluminar o seu ambiente.
Passo a passo: aprenda como instalar fita de LED
Como Instalar Fita de LED em Sanca de Gesso
Qual modelo de fita de LED é recomendável para sancas? Cristiane recomenda a fita de LED que não tenha fonte. Isso porque no caso da sanca de gesso, é um pouco difícil de esconder essa fonte. Nesse caso, opte por fitas de LED ou mangueiras de LED que não tenham uma fonte.
Iluminação na sanca aberta A iluminação fica presa no gesso e é direcionada ao teto ou à parede. Quando a intenção é ressaltar a sanca em si, a luz fica direcionada para o teto. Quando a ideia é valorizar a parede, a luz fica direcionada para a lateral, iluminando a parede.
Iluminação de sanca de gesso com fita e lâmpada LED O LED é a solução mais usada e também a mais econômica quando se trata de iluminar uma sanca de gesso. A iluminação de LED é colocada dentro da sanca, o que valoriza o contorno do recorte e cria uma iluminação indireta mais aconchegante.
Fazer sanca de gesso As sancas podem ser abertas, invertidas ou fechadas, de acordo com o projeto. O preço para fazer uma sanca de gesso varia de R$ 1.
COMO FAZER SANCAS DE GESSO 1-O primeiro passo é observar como está o nivelamento do teto. “Se houver desnível, a sanca terá que ser feita acompanhando o teto e tirando a diferença de parede a parede”, sinaliza Alves. 2-“Se o teto estiver sem desnível, tiramos o nível de quanto será rebaixado”, completa o arquiteto.
Para ficar bem feito, o ideal é lixar bem a sanca e remover a poeira, aplicar o selador e esperar secar corretamente, depois passar a massa. Lixa a massa e então passa uma demão de tinta, se necessário passar a massa novamente antes das demais demãos de tinta.
Como faço para definir a metragem linear de uma sanca?
Sancas de Isopor
Usei cola transparente para isopor da Pritt (Hobby). Passe a cola, posicione e segure por alguns segundos até grudar. Nas emendas usei palito de dente pra ajudar a segurar uma barra. Depois disso é só passar massa corrida, lixar e retocar com tinta os cantos e emendas feitas pra ficar acabamento perfeito.