Bicarbonato de sódio O bicarbonato de sódio pode ser utilizado tanto para combater a candidíase oral quanto a vaginal. Para tratar a candidíase na boca, prepare uma solução a 5% (50 gramas de bicarbonato para 1 litro de água) e faça bochechos, cuspindo o produto em seguida.
Como a candida é um fungo, o tratamento consiste na administração de antifúngicos, que podem ser realizados na forma de bochecho, gel ou comprimidos de ação sistêmica. O tempo de duração pode ser de 1 a 3 semanas, dependendo da resposta do organismo do paciente e sua higiene oral.
Esse fungo é normalmente passado de pessoa para pessoa por meio do contato direto. Um bom exemplo de prática que favorece essa transmissão é o beijo, mas o contato sexual também pode ser o responsável pelo contágio.
Fluconazol para candidíase Para candidíase vaginal ou peniana, a dose recomendada é de 150 mg em dose única. Em casos recorrentes, indica-se repetição da dose de 150 mg após 3 dias. Para candidíase oral o tratamento deve ser feito com 150 mg por dia por 7 a 14 dias.
O tratamento da candidíase em homens pode ser feito com antifúngicos em creme ou pomada. As melhores opções são o Clotrimazol 1% ou o Miconazol 2%, duas vezes ao dia, por 1 a 3 semanas. Uma opção mais simples consiste no fluconazol, comprimido de 150 mg, tomado em dose única.
A candidíase masculina está principalmente relacionada com alterações do sistema imune que acabam por favorecer o crescimento excessivo de espécies de Candida na região genital, na boca ou no corpo, por exemplo.
Sintomas da candidíase genital em homens
Os sintomas da candidíase masculina são bem parecidos com os da candidíase feminina:
A candidíase pode se manifestar logo após uma relação sexual. A explicação física para isso é que todos nós temos uma flora bacteriana natural que protege nossa parte íntima.
Embora a maioria dos casos de candidíase vaginal sejam brandos, algumas mulheres podem desenvolver infecções graves que envolvem vermelhidão, inchaço e rachaduras na parede da vagina (parece uma assadura).
A ferida na vagina ou na região da vulva pode surgir pelo uso de roupas íntimas apertadas e que causam atrito, atrito durante a relação sexual ou lesão durante a depilação íntima.
A candidíase genital pode afetar tanto o homem como a mulher mas seu tratamento é semelhante e feito com pomadas antifúngicas em ambos os casos, como Candicort ou Fluconazol, que devem ser aplicadas 2 a 3 vezes por dia entre 3 até 14 dias de acordo com a indicação do médico.
Como é feito o tratamento
Dificilmente a infecção desaparece sozinha e, geralmente, o desconforto é muito grande”, explica André Branco, médico ginecologista. Caso o parceiro também venha a desenvolver sintomas, o tratamento também é indicado.
Uma outra opção para tratar a candidíase é tomar um remédio em dose única, como o Fluconazol e o Itraconazol. A abordagem costuma ser bem aceita, pois o tratamento só dura 1 dia.
Algumas pomadas e cremes usados para tratar a candidíase são as que contêm substâncias antifúngicas como o clotrimazol, isoconazol ou miconazol, também conhecidos comercialmente como Canesten, Icaden ou Crevagin, por exemplo.
Alguns dos anti-fúngicos mais usados para tratar a candidíase são:
Medicamentos para a Candidíase
O tratamento pode se dar não apenas por via vaginal, bem como também por via oral. Por via vaginal, os principais ativos utilizados são o clotrimazol (veja abaixo), butoconazol e miconazol. Podem ser usados, igualmente, o terconazol, nistatina e tioconazol. Já via oral, a principal substância utilizada é o fluconazol.
Apesar de não ser considerada doença sexualmente transmissível (DST), pode ser transmitida durante as relações sexuais. Mulheres e homens podem desenvolver a infecção, mas a candidíase não se dá por contaminação exclusivamente sexual.
O não tratamento da candidiase não provoca uma doença grave mas o desconforto dos sintomas pode ser intolerável e insuportável. Se você não sente nada e o seu exame físico é normal, nenhum tratamento será necessário, mesmo que o resultado do Papanicolaou traga o resultado de candida.
Ou tenho que acabar o tratamento com antibiótico primeiro? Olá, isso pode acontecer devido um desequilíbrio na flora vaginal, mas para fazer o tratamento você deve procurar um ginecologista para avaliar bem o seu caso.
A dose recomendada de Azitromicina Di-Hidratada IV é de 500 mg, em dose única diária, por via intravenosa, durante 1 ou 2 dias. A substituição do tratamento intravenoso para o tratamento oral deve ser estabelecida a critério médico, de acordo com a resposta clínica.