Os monossacarídeos são os compostos mais simples de carboidrato, possuindo entre três e sete carbonos. São monômeros, ou seja, não podem ser hidrolisados. Geralmente possuem gosto adocicado e são sempre solúveis em água. Os mais conhecidos popularmente são as pentoses e hexoses.
Os monossacarídeos mais simples são as trioses, as quais possuem três carbonos em sua molécula. Após as trioses, temos as tetroses (quatro carbonos), pentoses (cinco carbonos), hexoses (seis carbonos) e assim por diante.
Três dissacarídeos comuns são sacarose, maltose e lactose. Dissacarídeos são carboidratos criados quando dois monossacarídeos são unidos. ... Os dissacarídeos pertencem a um tipo de vários grupos químicos diferentes ou combinações de carboidratos. Outros exemplos incluem polissacarídeos e oligossacarídeos.
Os mais abundantes, na natureza, são os dissacarídeos, formados pela união de dois monossacarídeos. A sacarose, o "açúcar de cana" ou de beterraba, é constituído por uma molécula de glicose ligada a uma frutose. A maltose é um dissacarídeo, pois é formada por duas moléculas de glicose.
glicose
Monossacarídeos: São os compostos mais simples dos carboidratos. Desse grupo fazem parte a glicose (presente no xarope de milho, mel, batata, arroz, entre outros), a frutose (açúcar das frutas) e a galactose (que, quando combinada com a glicose, forma a lactose, presente no leite e seus derivados).
A maioria dos monossacarídeos possuem de 3 a 6 átomos de carbono. Constituem importante fonte de energia para o funcionamento e manutenção do corpo humano. Principais monossacarídeos e suas características: ... Sua principal função é fornecer energia para o corpo humano.
Um monossacarídeo é a forma mais básica de carboidratos. Os monossacarídeos podem ser combinados através de ligações glicosídicas para formar carboidratos maiores, conhecidos como oligossacarídeos ou polissacarídeos. Um oligossacarídeo com apenas dois monossacarídeos é conhecido como dissacarídeo.
Estrutura cíclicaEditar Tal conformação ocorre através da ligação covalente do grupo carbonilo com um dos grupos hidroxilo da própria molécula. Esta reação ocorre com as aldotetroses e com todos os monossacarídeos com cinco ou mais átomos de carbono.
Os monossacarídeos são oxidados a ácidos carboxílicos. A oxidação do grupo aldeído (CH=O) resulta em um ácido aldônico, a oxidação do álcool primário (CH2OH) produz um ácido urônico, e a oxidação de ambos resulta em um ácido aldárico.
Todo monossacarídeo é um açúcar redutor pois todo monossacarídeo possui um grupo aldeído (se este for aldose) ou pode ser tautomerizado em solução para formar um grupo aldeído (se este for cetose). ... Em polímeros de glicose, como o amido ou seus derivados, a macromolécula inicia com um açúcar redutor, um aldeído livre.
Os polissacarídeos são polímeros formados por grande número de unidades monoméricas ligadas entre si através de ligações glicosídicas e, por conseqüência, quando hidrolisados liberam grande número de monossacarídeos ou oligossacarídeos.
Devido à alta polaridade, os monossacarídeos são sólidos cristalinos em temperatura ambiente, e assim como os oligossacarídeos, são solúveis em água. São insolúveis em solventes não polares.
Resposta: Devido à alta polaridade, os monossacarídeos são sólidos cristalinos em temperatura ambiente, e assim como os oligossacarídeos, são solúveis em água. São insolúveis em solventes não polares.
Por ciclização, os monossacarídeos com mais de cinco átomos de carbono não apresentam o grupo carbonila livre, mas ligado covalentemente com uma das hidroxilas presentes ao longo da sua cadeia.
Quando o grupo aldeído das aldoses, ou cetona das cetoses, reage com a hidroxila da própria molécula, temos o fenômeno da ciclização das oses. ... Por exemplo, a molécula de glicose a seguir é uma aldose, isto é, possui o grupo aldeído e não o grupo cetona.
O peptidoglicano é um exemplo de heteropolissacarídeo, tendo na sua constituição os monossacarídeos ácido N-acetilmurâmico e N-acetilglucosamina. ... Outro exemplo são os Glicosaminoglicanos que são heteropolissacarídeos que apresentam ácido urônico, que lubrificam as junturas sinoviais.
Resposta. Uma ALDOSE é um monossacarídeo que apresenta um grupamento aldeído em uma extremidade, por exemplo a glicose. Já a CETOSE é um monossacarídeo que tem um grupo cetona, normalmente no carbono 2, como exemplo temos a frutose.
Substantivo feminino. 1. Quím. Açúcar com cinco átomos de carbono e função aldeído.
Os carboidratos do bem ou carboidratos gentis são aqueles que embora tenham quantidades bem altas de carboidratos, são comida de verdade e trazem nutrientes pra sua vida, fibras no seu estado original e não tem potencial inflamatório, como o trigo e o açúcar.
Carboidratos refinados: farinhas brancas, pães brancos, arroz branco, macarrões ou massas não integrais, biscoitos, bolachas e bolos. Açúcares, doces e refrigerantes. Comer poucas vezes ao dia e quando comer, em quantidades erradas.
Mas, de um modo geral, os carboidratos ruins são simples e processados, e contêm adição de açúcar e outros grãos refinados. Eles estão presentes onde a gente já suspeita mesmo: pão branco, doces, refrigerantes, bebidas energéticas e até massas brancas (infelizmente).