As Casas GEMINADAS podem não apresentar separação total. Por questão de economia, o sótão pode não ter parede divisória. Nestes casos, é livre a circulação do sótão por qualquer dos proprietários como também por amigos do alheio (vulgo: ladrão) que entra numa das casas e passando pelo sótão entra na outra casa.
Isolamento acústico residencial é possível
Para isolar os cômodos da sua casa você pode utilizar os móveis. Em suma, se colocados nos lugares certos, estes podem se mostrar estratégicos. Apoiar livrarias, estantes, sofás nas paredes, pode ajudar a aumentar a espessura desta e assim, diminuir os sons de modo considerável.
Os melhores materiais para isolar acusticamente um ambiente são os mais densos ou duros, como mármore, tacos de madeira, granito, vinil e cerâmica. O porcelanato não é uma boa ideia, porque provoca bastante eco.
Use uma espátula de massa para remover excessos e alisar o enchimento, que absorverá parte do som que passa pela porta. Use um adesivo de vedação de silicone em portas de vidro, o que fará um isolamento acústico e térmico ao mesmo tempo, mantendo o ar frio do lado de fora.
A dica é usar qualquer tipo de amortecimento e prendê-lo com um adesivo dupla face para que o vento não leve embora o material, caso você também sofra com barulho de gotas de chuva sobre sacada ou mesmo grades metálicas.
Para minimizar o desconforto dos moradores dos apartamentos mais próximos a essas fontes de ruído, a principal saída é isolar os ambientes onde o barulho acontece. Salões e academias podem, por exemplo, dispor de forros acústicos (de fibra mineral, lã de vidro ou espuma) que ajudam a absorver as ondas sonoras.
Os tampões e protetores de ouvido conseguem reduzir o ruído em 15 a 30 dBA, e os especialistas recomendam usá-los em ambientes com sons acima de 85 dBA. No caso de ruídos acima de 140 dBA, quando não há como se afastar, a indicação é para que os dois tipos de proteção sejam usados simultaneamente.
Tabela de Comparação dos Melhores Protetores Auriculares de Espuma
Como usar o protetor auricular?
Colocar uma estante cheia de livros na parede mais próxima da rua, por exemplo, ajuda a abafar o som. Outra opção simples é adicionar mais móveis e objetos no quarto. Isso ajuda no conforto acústico, pois o som ecoa menos. É possível isolar o chão do quarto com carpete ou colocar um tapete grande, por exemplo.
Coloque a cama no lado do quarto que esteja mais longe de onde o barulho está sendo feito. Quando a parede do quarto de um apartamento for, por exemplo, ao lado da sala do vizinho, a cama deve ficar na parede oposta. Na parede do quarto que está ao lado do barulho, coloque móveis grandes e densos.
A desvantagem mais notável é que eles podem causar infecções nos nossos ouvidos. Para evitar o acúmulo de sujidade no nosso canal auditivo, devemos limpar frequentemente tanto as orelhas quanto os tampões.
Olá! Para pacientes com perfuração timpânica, proteger seus ouvidos da água é um cuidado importante para evitar infecções e secreção. Para isso, pode sim utilizar um algodão grande que cubra toda a concha da orelha, evitando que entre no conduto auditivo e não consiga ser removido.
Os protetores tipo concha, muito utilizados acoplados ao capacete de segurança ou mesmo de forma individual, têm excelente desempenho em faixas de frequência médias para altas; já os tipo plug têm seu desempenho aumentado nas faixas mais baixas; também temos que levar em consideração, para uma boa escolha, o tamanho do ...