O tempo médio de vida útil de uma dentadura para funcionar com qualidade é de 5 anos, porém esse período pode variar para mais ou para menos dependo de fatores específicos de cada paciente. O cuidado que cada um tem com a prótese pode contribuir para que ela tenha pouca duração ou muita duração.
Quais os tipos de prótese dentária mais comuns?
Dentadura fixa é a técnica ideal. As principais causas para isso são a reabsorção contínua do osso das arcadas dentárias e o aumento da fragilidade das gengivas. A técnica mais moderna no tratamento com dentadura é a prótese dentária tipo protocolo.
Porcelana
Dentadura móvel Também conhecida com o nome popular de chapa, é totalmente construída em resina acrílica com cores semelhantes às gengivas. Para a parte estética estão disponíveis dentes nacionais e importados cujas diferenças elevadas interferem no resultado final do sorriso.
Em busca da prótese perfeita: 5 dicas para o dentista otimizar seus resultados a partir da moldagem
. Faça com que o paciente se sente na cadeira por 5-10 minutos, permitindo que o Snap-On Smile se acostume à dentição. Se o paciente sentir um pouco mais do que um aperto confortável, remova o aparelho, aguarde de 10 a 15 segundos e recoloque-o. A resina terá alguma elasticidade e depois ficará mais confortável.
Colocação: posicione corretamente a prótese sobre os dentes, aperte os dois lados levemente com os dedos até que ela se encaixe completamente. Remoção: remova a prótese com a mesma força que usou para colocar em sentido contrário. Em próteses inferiores use os polegares, nas superiores utilize os indicadores.
Após a colocação dos implantes, o paciente recebe dentes provisórios, que farão tanto a função estética quanto de mastigação, enquanto o paciente se recupera da cirurgia. Após o período de cicatrização, o dentista confecciona a prótese sobre implante definitiva, feita em porcelana.
PRÓTESE PROTOCOLO SOBRE IMPLANTES São próteses totais (que reabilitam toda arcada superior ou inferior) apoiadas sobre um conjunto de implantes de forma fixa (paciente não precisa remover a prótese para limpeza).
Tipos de próteses sobre implantes
A diferença entre implante e prótese dentária está no fato de que o primeiro é um tratamento que não substitui somente a parte visível do dente (coroa), mas também a sua raiz. Ele é confeccionado de forma artificial com a utilização de um pino metálico, geralmente de titânio.
A durabilidade é outro fator que difere ambos os procedimentos. Os implantes são muito mais duráveis do que as próteses, mas também são um pouco mais caros. Já a manutenção, em todos os casos, deve ser frequente, a fim de estender a vida útil desses procedimentos e garantir a saúde dos pacientes.
Afinal, quanto custa um implante dentário? O preço médio de um tratamento utilizando materiais nacionais, custa entre R$ 800,00 a R$ 3.