Alimente-se bem e nutra o corpo no dia antes do jejum. Alimentos ricos em nutrientes e água ajudarão o corpo a se preparar para o jejum. Evite comer alimentos assados, em especial os que são ricos em sal e açúcar. Não consuma alimentos com muito açúcar e que sejam altamente processados no dia anterior do jejum.
Promessa a Santo Expedito Eu reconheço que sou indigno(a) de Seus favores pelas ofensas que tenho feito à Divina Majestade, mas agora choro e detesto-as com todo o meu coração, e espero o perdão de Sua infinita misericórdia, pela intercessão de Maria e com o Vosso patrocínio.
Guiai-me sempre, ó Maria, às vontades do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Trazei a nós as misericórdias de nosso Criador, resplandecendo Seu amor sobre toda a terra. Te agradeço, Senhora da Penha, pela vossa harmonia em nossas vidas, com o transbordar da essência de Cristo Jesus em nosso ser.
Os protestantes praticam o jejum no sentido bíblico literal, como uma forma de “matar a carne”. Acredita-se que essa prática ajude a fortalecer o espírito e vencer motivações egoístas, para assim se aproximar de Deus.
O fato de o corpo começar a queimar gordura ajuda na perda de peso, redução de níveis de colesterol e, por consequência, no risco menor de diabetes. No entanto, a redução dos níveis de açúcar no sangue causa fraqueza e letargia.
Nesses casos o jejum é feito por 14 ou 12 horas. Por fim, não há dados conclusivos que especifiquem o número exato de horas jejuando necessário para que apresentem-se efeitos visíveis. Ainda, há especialistas que acreditam que o jejum diário de ao menos 13 horas reflita positivamente na saúde de quem o pratica.