-Fazer uso de fitatos (sementes), fibras, pectina (maçã, pêra, etc), cálcio (leite e derivados), taninos encontrados nos chás e café, e oxalatos presente no chocolate amargo para diminuir a absorção do ferro. -Procurar tomar chá verde antes ou depois das refeições para diminuir a absorção de ferro.
O corpo de um ser humano possui entre 3 e 4 gramas de ferro. Destes, cerca de 2 gramas estão no sangue, justamente nas moléculas de hemoglobina.
Alimentos ricos em ferro de origem vegetal: feijão, abóbora, beterraba, couves e alimentos integrais precisam ser transformados para ser absorvidos pelo organismo, portanto, se você tem ferritina alta deve evitar consumir alimentos ricos em vitamina C juntamente com estes alimentos e na mesma refeição.
Dieta para ferritina alta Alimentos que devem ser EVITADOS: – Carne vermelha, fígado, coração de galinha, moela, ou seja, as vísceras em gerais; -Evitar o consumo de bebidas alcoólicas; -Não ingerir suplementos vitamínicos ou comprimidos que contenham ferro e […]
Ácido oxálico, encontrado no espinafre, por exemplo, forma sais insolúveis com o ferro dificultando a absorção do mineral; Evitar alimentos ricos em vitamina C no almoço e jantar, como laranja, limão, kiwi, morango, mamão, goiaba, caju, acerola, mexerica, salsinha, pois aumentam a absorção de ferro.
Como tratar o excesso de ferro
Peito de frango (0,4 mg a cada 100 g); Coxa de frango (0,9 mg a cada 100 g); Carne de porco (0,7 mg a cada 100 g);
Para manter a vitamina C nos alimentos é importante não deixar as frutas, como morango, mamão, kiwi ou laranja sem casca em contato com o ar e expostas à luz por muito tempo, pois estes fatores podem diminuir a vitamina C presente no alimento.
Agrião. Em geral, os vegetais verde-escuros são ricos em ferro, como é o caso do agrião, que tem 3,1mg do mineral em 100g. Nessa quantidade, o agrião bate em ferro até mesmo o espinafre (0,4mg), a couve (0,5mg) e o alface (0,4mg).
O ideal é beber pelo menos um copo do suco de couve diariamente, logo após a preparação. Além de tomar este suco e seguir as recomendações do médico, também é importante aumentar a ingestão de alimentos ricos em ferro para favorecer a produção de células vermelhas e curar a anemia.
O ácido ascórbico, presente nos limões, tem efeitos anti inflamatórios e é usado em casos de anemia ou apenas em caso de necessidade de suplementação de ferro, uma vez que aumenta a absorção de ferro pelo organismo quando ingerido ao mesmo tempo.
O limão, além de aumentar as defesas do organismo, pode ter outros benefícios para a saúde, como:
Saiba que o consumo em excesso de limão não irá aumentar seus benefícios, mas sim prejudicar a saúde. "A pessoa pode ter problemas estomacais, gastrites e pode chegar até a uma úlcera com o uso excessivo e repetitivo desta fruta", alerta Talitta Maciel.
A seguir, veja detalhes dos benefícios e as formas de consumo do limão.