Conhecendo seu contracheque "A"| Salário Base: aquele definido em seu contrato. Ele é a base inicial de cálculo, veja mais abaixo. "B"| Vencimentos ou Proventos: é tudo aquilo que "entra" como salário ao empregado. "C"| Descontos: é tudo aquilo que é descontado ou retirado da remuneração do empregado.
Holerite: Como saber se um contracheque é verdadeiro ou falso?
Quando esse é o assunto, uma das primeiras perguntas é quem faz o contracheque. O artigo 464 da CLT estabelece que a empresa deve emitir um recibo (o contracheque) de pagamento, que deve ser assinado pelo empregado como prova de que recebeu o documento.
Para emitir o contracheque do Servidor Público Federal online, ou o contracheque federal, existem duas possibilidades:
Na maior parte do país, em vez de holerite, recebemos o contracheque, aquele documento emitido por firma comercial ou repartição pública no qual se especifica o ordenado bruto do funcionário e respectivas deduções. ...
Também conhecido como contracheque, o holerite é o documento exigido pela legislação para demonstrativo de tudo o que está sendo pago ou descontado de um funcionário. Ou seja, impostos, contribuições previdenciárias e sindicais, abonos, gratificações… Tudo isso deve ser registrado de forma clara para o colaborador.
substantivo masculino Documento que certifica o pagamento do salário de um funcionário, tanto pode ser depositado em sua conta bancária, como retirado pelo trabalhador no departamento da empresa destinado a esse propósito; contracheque ou demonstrativo de pagamento. Etimologia (origem da palavra holerite).
O contracheque é um dos documentos principais que existem na relação entre empregado e empregador. Ele é responsável por fornecer informação ao colaborador sobre a remuneração recebida e os impostos descontados, além de servir para comprovação de renda e de vínculo empregatício.
Qual o prazo para entrega dos holerites? Prescreve o artigo 464 da CLT que o pagamento de salário deverá ser efetuado contra recibo assinado pelo empregado. Por sua vez o artigo 459 § Único da mesma, determina que o salário deverá ser pago o mais tardar até ao 5° dia útil do mês subsequente.
A recomendação para guardar um contracheque ou holerite é de 5 anos. O prazo estipulado é feito pensando em eventuais cobranças de direitos trabalhistas. Caso o trabalhador saia da empresa, terá só 2 anos para efetuar tal cobrança, caso perceba erros.
cinco anos
Alexandre Rabello. o Tributos: Documentos como o comprovante de pagamento de IPTU, IPVA, DARFS, etc, devem ser limpos por 5 anos, contados a partir do primeiro dia útil do ano seguinte ao pagamento. o Contas de Água, Luz, Telefone e Gas também devem ser mantidas por 5 anos, pois também são considerados taxas.
5 ANOS
Contas de serviços As de água, energia elétrica, gás e telefone podem ser jogadas fora a partir do momento em que a empresa encaminhar a declaração anual de quitação de débitos, o que deve ocorrer até maio de cada ano, conforme a Lei Federal e a Lei Estadual (do Estado de São Paulo).
cinco anos
5 anos
Despeje dois litros (2 L) de alvejante. Você pode comprar galões de alvejante no supermercado ou em lojas de produtos de limpeza. Apenas confira a concentração, que deve ser de 8,25%. O alvejante ajudará a dissolver o papel. Amplamente usado na reciclagem de papéis usados, ele também vai destruir os corantes da tinta.
Uma forma antiga de destruir documentos de papel é a incineração, ou seja, fazer a queima do material em altas temperaturas para garantir a eliminação completa desses itens. Porém, esse método é altamente poluente, pois durante a combustão são liberados diversos gases e resíduos que não são retidos pelos filtros.
Mas uma solução caseira é o uso do triturador de papel, instrumento comum em qualquer escritório. Em casa ou no trabalho, não descarte os documentos antigos no lixo comum. Afinal de contas, eles podem conter dados pessoais como RG, CPF e endereço que podem ser utilizados de forma incorreta por golpistas.