expressão [Figurado] Método que auxilia na solução de um problema complexo; algo ou alguém que lhe permite encontrar a saída para uma situação difícil: só encontraremos o fio de Ariadne para sair do caos atual refletindo em conjunto.
Contudo, a maior façanha de Teseu, certamente, é o combate com o Minotauro. Nessa época, Atenas pagava um pesado tributo a Creta. Anualmente, Atenas enviava jovens que deveriam ser levados a Creta para serem colocados no labirinto e serem devorados pelo monstro, que era um homem com a cabeça de touro.
O artefato ficou conhecido como o “Fio de Ariadne”. De tal modo, Teseu com sua grande força enfrenta e mata o Minotauro, conseguindo sair do labirinto. Ainda que em algumas versões ele fuja com sua amada Ariadne, em outras, Teseu se casa com Antíope (ou Hipólita), e com ela teve um filho: Hipólito.
Teseu ficou conhecido como um dos grandes heróis atenienses posto que foi ele quem libertou o povo grego da desgraça do Minotauro. O Minotauro era um mostro com corpo de homem e cabeça de touro e, por isso, é também chamado de “Touro de Minos”.
Teseu (em grego: Θησεύς, transl.: Thēséus) foi, na mitologia grega, um grande herói ateniense. Corresponde, para a Ática, ao que o dórico Héracles era para o Peloponeso. Seu nome significa "o homem forte por excelência".
A morte de Teseu, vítima de emboscada Tempos depois, após ser exilado de Atenas, o herói buscou refúgio na ilha de Esquiro, onde Licomedes era rei. Temendo perder o trono para o forte e influente Teseu, Licomedes preparou uma emboscada. ... Um final covarde para um dos maiores heróis da mitologia grega.
A mitologia é um sistema de crenças composta por uma série de narrativas chamadas de mito. Essas histórias buscam explicar tudo o que existe e é importante para uma sociedade. Os mitos são histórias que explicam a existência de diversos elementos da natureza, assim como ensinam sobre o comportamento humano.
A mitologia surgiu na Idade Clássica e ficou conhecida em diversas civilizações, tal como no Egito Antigo e principalmente na Grécia Antiga, mas também foi presente na civilização romana. ... Há também a presença dos heróis, tal como Perseu e Hércules, na mitologia grega.
A mitologia grega surgiu da curiosidade que os gregos tinham de explicar a origem da vida e os problemas da existência. ... Os antigos gregos viviam em uma civilização politeísta, ou seja, tinham a crença em vários deuses. Na Grécia Antiga, o deus que mais se destacava era Zeus.
Lenda ou não, esses personagens da mitologia grega sobrevivem por milênios. Mas quem os inventou? Muita gente diz que foi Homero, o grande poeta que teria vivido no século VIII a.C. Dizer isso parece categórico demais, afinal, é difícil pensar que um só homem criou todo o panteão grego.
A criação do mundo Na mitologia grega o mundo foi feito pelo Caos. Ele vivia num ambiente de trevas, vazio, sem nada, então resolveu criar Gaia, a Mãe Terra, Eros (o amor), Nyx (a noite), e o Tártaro (profundezas da terra). Gaia, por sua vez, criou Urano, que representava o céu.
Os diferentes mitos da Criação tem alguns elementos em comum. Todos eles alegam que o mundo emergiu das águas inertes do caos chamado Nun. Eles também sempre falam de um monte em forma de pirâmide chamado benben que foi a primeira coisa a emergir das águas.
Está presente não apenas na China e na Índia antigas, mas também entre fenícios, hebreus, gregos, romanos, celtas, bretões e saxões, povoando a imaginação européia durante toda a Idade Média. Apesar de ser um mito tão disseminado, ele provavelmente surgiu de maneira independente em cada um desses lugares.
A simbologia do dragão está associada ao mal e ao terror, mas ao mesmo tempo também simboliza a proteção dos tesouros. Lutar e vencer o dragão traduz a iniciação e a evolução através da provação. Este animal mitológico é também símbolo da imortalidade, da união dos contrários e do poder divino.
Poucas pessoas acreditam em dragões, por maior que seja o esforço da equipe de efeitos especiais da série de TV "Game of Thrones" para que essas criaturas pareçam reais. Nunca se encontrou um dragão vivo e tampouco há fósseis deles. Sendo assim, é razoável dizer que eles nunca existiram.
No universo de Game of Thrones a maior parte dos dragões morreram quando ocorreu um desastre natural na antiga Valyria chamado de Perdição. Os dragões da família Targaryen sobreviveram graças a Daenys Targaryen que teve uma visão em uma sonho sobre a destruição que viria a ocorrer.
É possível encontrar os dragões-de-komodo nas florestas indonésias – ou apenas visitar um zoológico.
Cientistas encontram pistas para explicar extinção de 'dragões do mar' Um novo estudo de cientistas britânicos, belgas, franceses e russos sugere que uma mudança dramática no clima da Terra foi responsável pela extinção de um réptil marinho que viveu na época dos dinossauros.
A sangue de dragão tem sido utilizada como cicatrizante de feridas e de úlceras gástricas, antimicrobiano, antioxidante, antiviral, anticancerígeno, anti-inflamatório, analgésico bucal e antidiarreico. Porém, se consumida em excesso, pode causar anemia, prisão de ventre e, em casos extremos, até cegueira.
Na China, o dragão, ou lung, é depositário de todas as qualidades que almejamos: sabedoria, coragem, nobreza, força, beleza… Esse animal mítico é considerado um ancestral comum, uma entidade do próprio caráter do povo chinês. Um símbolo de boa fortuna onipresente, com totens espalhados por todo o país.