A gastrulação é o processo que origina as camadas germinativas. Enquanto este processo acontece, o disco embrionário antes bilaminar, agora é convertido em um disco embrionário trilaminar, como na figura abaixo ilustrado. É perceptível neste esquema essa mudança e outras também, como o sulco primitivo.
Cada uma das três camadas germinativas (ectoderma, mesoderma e endoderma) dá origem a tecidos e órgãos específicos: O ectoderma embrionário dá origem a epiderme, aos sistemas nervosos central e periférico, aos olhos e ouvidos internos, as células da crista neural e a muitos tecidos conjuntivos da cabeça.
No embrião humano, o trofoblasto e a mesoderme extra-embrionária formam o cório. Esse duplo revestimento é responsável pela organização das vilosidades coriônicas, que invadem o endométrio uterino; o blastocisto, então, aprofunda-se nesse endométrio. ... Ao contrário do que poderia pensar, a placenta não envolve o embrião.
A gastrulação é uma etapa importante do desenvolvimento embrionário, pois é nessa fase que ocorrem o crescimento e a diferenciação das células para formação dos três folhetos germinativos (ectoderma, mesoderma e endoderma). Esses folhetos são responsáveis por originar órgãos e tecidos do embrião.
É a partir deste momento que se inicia a gastrulação. Gastrulação é o processo de movimentos de células e tecidos altamente coordenados pelo qual as células da blástula são dramaticamente rearranjados e ganham novas posições e células vizinhas, estruturando um plano corpóreo de múltiplas camadas do organismo.
Resposta. Resposta: Quando o embrião chega ao útero, cerca de 10 dias após a fertilização, se implanta na parede e começa a desenvolver os primórdios da placenta, que vai conectar seus vasos aos vasos uterinos e servir de fonte de nutrição, e o saco amniótico, que vai envolver e proteger o bebê durante toda a gravidez.
A fecundação acontece na trompa de falópio, também chamada de tuba uterina. Nos dias seguintes à fecundação, a única célula se divide em várias. Ao mesmo tempo, esse pequeno aglomerado de células em divisão se move através da trompa de falópio e chega ao revestimento do útero.
Semanas 1 a 4 Durante o primeiro mês, seu bebê é realmente minúsculo e tem aproximadamente o tamanho de uma cabeça de alfinete. Você poderá notar um pequeno sangramento causado pela nidação, o implante do óvulo fecundado no útero.
No primeiro mês de gestação (da 1ª à 4ª semana lunar) o embrião se implanta no útero materno. É também no primeiro mês que a placenta e cordão umbilical começam a se desenvolver.