Como descobrir o tipo sanguíneo? A tipagem sanguínea é feita por meio de exame laboratorial. Para isso, é coletada uma amostra para análise da presença dos antígenos em um exame de sangue simples, realizado por qualquer laboratório de confiança.
Genética do sistema ABO
SE O PAI FOR DO GRUPO A: *Com mãe do grupo A: o filho será do grupo A ou O. *Com mãe do grupo B: o filho será do grupo A, B, AB ou O. *Com mãe do grupo AB: o filho será do grupo A, B ou AB. *Se a mãe for do grupo O: o filho será do grupo A ou O.
Quando a mulher tem sangue fator Rh negativo, ou seja, é A negativo, B negativo, AB negativo ou O negativo, os cuidados têm de ser redobrados ao engravidar. A primeira coisa a se descobrir é o fator Rh do sangue do marido. Se ele tiver Rh contrário, ou seja, for Rh positivo, o bebê tem 50 % de chance de ser como o pai.
Os tipos Rh+ não devem doar para tipos Rh-. Destes, apenas o tipo O- é um doador universal, isto é, pode doar para pessoas de qualquer outro tipo sanguíneo e só os tipos AB+ podem receber sangue de quaisquer outros tipos sanguíneos.
O fenótipo D negativo Geralmente, resulta da total ausência da proteína RhD da membrana da hemácia. A causa mais frequente do fenótipo D- é a completa deleção do gene RHD em homozigose. Existem ainda casos de deleção em apenas um dos genes (heterozigose) ou a formação de um gene híbrido da junção de RHD com gene RHCE.
A tipagem do fator Du (ou "Rh fraco") era justificada quando os reagentes para a tipagem do fator Rh permitiam a expressão de resultados suspeitos em pacientes (algumas expressões Rh eventualmente não reagiam in vitro com alguns reagentes do mercado).