Minha Vó Têm Muitas Joias, Só Usa No Pescoço
O Sistema Solar é constituído pelo Sol e pelo conjunto dos corpos celestes localizados no mesmo campo gravitacional. Fazem parte do Sistema Solar os planetas, planetas anões, asteroides, cometas e os meteoroides (meteoritos). O Sistema Solar está contido na Via Láctea, que ainda abriga cerca de 200 bilhões de estrelas.
A) O Sol, a Lua e a Terra são os três corpos celestes do sistema solar envolvidos em um eclipse solar. B) O anteparo que pode ser descrito como o alvo que os raios solares vão atingir caso não ocorra interferência, assim esse papel e desempenhado pela Terra e o obstáculo sera a Lua e a fonte de luz será o Sol.
Tipos de eclipses lunares
Há, por sua vez, três tipos de eclipse solar: o total, quando o sol é totalmente encoberto; o parcial, quando apenas uma parte é encoberta; e o anular, quando o tamanho aparente da lua não é suficiente para encobrir totalmente o sol, formando um anel envolta da sombra do eclipse (foto acima).
Eclipse é o escurecimento total ou parcial de um astro feito por meio da interposição de um segundo astro frente à fonte de luz. Existem dois tipos de eclipses: o solar e o lunar.
A cada ano, a depender das condições astronômicas, é possível haver, no mínimo, dois eclipses solares e, no máximo, cinco.
A cada ano, ocorrem somente 2 eclipses do Sol e 2 da Lua, em média! O plano da órbita terrestre em torno do Sol é inclinado cerca de 5o com relação ao plano orbital lunar.
A máxima duração de um eclipse solar total é de cerca de 7 minutos. Como a Lua não possui luz própria, ela só é visível enquanto recebe luz do Sol e a reflete para a Terra.
30 de novembro de 2020
Eclipses da Lua em 2021 Em 2021 estão previstos dois eclipses lunares, nas seguintes datas e horários: 26 de maio e o ponto máximo do fenômeno ocorrerá às 08h18. 19 de novembro e o ponto máximo do fenômeno ocorrerá às 06h02.
De acordo com o horário internacional, UTC, e cálculos de engenheiros da NASA, o próximo eclipse lunar será 26 de Maio de 2021 e o próximo eclipse solar será 10 de Junho de 2021. As seguintes datas podem variar em torno de um dia devido ao fuso horário de cada país.
No caso do fenômeno de hoje, o alinhamento será entre o Sol, a Lua e a Terra. “Veremos a Lua passando em frente ao Sol, obscurecendo uma parte do disco solar. O horário e a duração do eclipse depende do local onde a pessoa esteja. No Brasil, será mais ou menos entre 12h30 e 15h, no horário de Brasília”.