A definição mais antiga comumente usada pelos teóricos da Literatura é aquela construída por Aristóteles. Para o pensador grego, a Literatura seria uma imitação ou representação da realidade mediante as palavras.
A literatura é uma manifestação artística. E difere das demais pela maneira como se expressa, sua matéria-prima é a palavra, a linguagem. O texto literário se caracteriza pelo predomínio da função poética.
Sócrates concebe a mimesis como o aspecto mais positivo da criação artística.
A Literatura é a arte da palavra. Podemos dizer que a literatura, assim como a língua que ela utiliza, é um instrumento de comunicação e de interação social, ela cumpre o papel de transmitir os conhecimentos e a cultura de uma comunidade.
A filosofia platonica é baseada na teoria de que o mundo em que vivemos é apenas uma réplica de um mundo ideal. Logo para Platão a literatura era uma cópia da vida real, e essa já era uma cópia do mundo ideal, o que fazia com a arte fosse cópia da cópia, não merecendo lugar na sua República. ...
Platão e Aristóteles De acordo com as teorias de Platão (A república) e Aristóteles (Poética), podem ser definidos três gêneros (ou categorias, arquétipos) literários principais: o lírico, o épico (ou narrativo) e o dramático.
Aponta que dos 35 diálogos de Platão, apenas sete indicam o tema do diálogo a ele atinente: A República, As Leis, O Sofista, O Político, Hiparco, Minos e a Apologia de Sócrates.
Diálogos de Platão
A República
Viajou por Cirene, Itália e Egito, entrando em contato com grandes mentalidades da época. Foram doze anos aprendendo, e criando sua própria filosofia.