É possível diferenciar uma mistura de uma substância pura observando suas propriedades específicas, como ponto de fusão e o ponto de ebulição. A água pura, por exemplo, ferve a 100ºC (ao nível do mar). Essa temperatura (ponto de ebulição) permanece constante durante toda a fervura.
As substâncias puras mantêm suas constantes durante as mudanças de estado, diferentemente das misturas. Mistura é a reunião de duas ou mais substâncias sem que haja reação química entre elas, e mantendo cada qual suas propriedades.
Misturas homogêneas: são as misturas que apresentam uma única fase. Exemplos: o ar atmosférico é uma mistura homogênea de vários gases, dentre eles o gás nitrogênio (N2) e o gás oxigênio (O2).
Resposta. O ar pode ser encontrado em toda parte o ar que você respira também. Mas no ar não tem so Oxigênio (O₂) , tem de tudo no ar como o gás carbônico (CO₂) , tem nitrogênio (N₂) e etc.
É possível classificar o ar como. (A) uma substância pura.
Resposta: O ar que respiramos é uma mistura de vários elementos gasosos, como o oxigênio, o gás carbônico e o nitrogênio, descartando a opção de ser uma substância pura. Como não é possível ver, a mistura é homogênia.
A matéria pode se agrupar através dos átomos e formar os mais variados produtos que se classificam em: substâncias e misturas. ... Substâncias simples: essas apresentam apenas um elemento, ou seja, apenas um tipo de átomo que pode estar agrupado em moléculas ou isolado.
Da mesma maneira como você consegue reconhecer um amigo por um conjunto de suas características (a cor da pele, o timbre de voz, a forma do nariz, o modo de andar, o jeito de falar, a cor e a textura dos cabelos, o porte físico etc.), os químicos identificam as substâncias pelo conjunto de suas propriedades.
Resposta. Resposta: O ar, em qualquer lugar da Terra (com ou sem poluição) é uma substância composta, uma mistura de gases, e não um elemento como a maioria das pessoas acredita (que seria o oxigênio). Substâncias puras são compostas por apenas um elemento.