Existe no mercado um instrumento específico para testar indutores, chama-se indutímetro, que exibe a indutância já em sua escala padrão: Henry. Existe ainda um modo mais barato de se saber se uma bobina esta apta para uso ou não: utilizando um multímetro na escala de resistência.
A indutância costuma ser medida em uma unidade denominada mili-henry ou micro-henry. Ela é geralmente avaliada através de um gerador de frequências e um osciloscópio ou um multímetro LCM....Determinando-a com um multímetro LCR
Se estiver funcionando, o solenoide magnetizará -- o que pode ser verificado segurando uma chave de fenda perto do componente. Se o solenoide operar -- ou o magnetismo for detectado --, você terminou. Se a fonte estiver com problemas, encontre os problemas e conserte-a.
Teste do sistema de partida a frio
Com a ignição ligada e com um multímetro no modo voltímetro, verifique a tensão entre o pino 1 do relé e a massa, o valor encontrado deve ser de 11 a 14V. Com a ignição desligada e com um multímetro no modo voltímetro, verifique a tensão entre o pino 2 do relé e a massa, o valor encontrado deve ser de 11 a 14V.
Válvula solenóide é um dispositivo eletromecânico usado para controlar o fluxo de líquido ou gás. A válvula de solenóide é controlada pela corrente elétrica, que passa por uma bobina. Quando a bobina é energizada, um campo magnético é criado, fazendo com que um êmbolo dentro da bobina se mova.
Como Funciona uma Válvula Solenoide Quando uma corrente elétrica passa por este fio, a válvula solenóide gera uma força no centro da bobina solenóide, fazendo com que o êmbolo da válvula seja acionado, criando um sistema de abertura e fechamento.