Os afetos ajudam-nos a avaliar as situações, servem de critério de valoração positiva ou negativa para as situações de nossa vida; eles preparam nossas ações, ou seja, participam ativamente da percepção que temos das situações vividas e do planejamento de nossas reações ao meio.
Essa condição humana recebe o nome de afetividade e é crucial para o desenvolvimento. ... Grandes estudiosos, como Jean Piaget (1896-1980) e Lev Vygotsky (1896-1934), já atribuíam importância à afetividade no processo evolutivo, mas foi o educador francês Henri Wallon (1879-1962) que se aprofundou na questão.
substantivo masculino Sentimento de imenso carinho que se tem por alguém ou por algum animal; amizade: o beijo é uma demonstração de afeto. Algo ou alguém que é alvo desse sentimento: seu afeto eram os netos. Sentimento e emoção que se manifestam de muitos modos: amizade é uma forma de afeto.
A partir da revisão de literatura, concluiu-se que o vinculo afetivo é essencial à relação professor/aluno, uma vez que esta beneficia a todos, já que o discente sente-se mais determinado a adquirir conhecimentos e o educador motiva-se a ensinar melhor.
Um professor que é afetivo com seus alunos estabelece uma relação de segurança, evita bloqueios afetivos e cognitivos, favorece o trabalho socializado, ajuda o aluno a superar erros e a aprender com eles; e, nessa perspectiva sociointeracionista, se o professor for afetivo a criança aprenderá a sê-lo.
A afetividade inclui os sentimentos que são elementos ideativos e mais duradouros. Para Wallon, a emoção é um meio de sobrevivência da criança através de ações e desejos. É a emoção que conduz o bebê, ainda que desprovido para o mundo exterior.
A afetividade é o “combustível” para a cognição, que é o “motor”. A afetividade não se limita apenas às emoções e sentimentos – prazer, desprazer, simpatias, emoções - abrange também as tendências e a vontade, pois é necessário um desejo que mobilize o sujeito a agir em direção à sua meta.
Se a cognição atua no sentido da objetivação e universalização, a afetividade atua no sentido da singularização e significação do conhecimento. O deixar-se afetar é que redunda em aprendizagem em sentido lato, isto é, associada aos processos da equilibração.
Vygotsky afirma que não se pode separar o afetivo do cognitivo, e que um dos grandes problemas da psicologia tradicional é a ruptura entre o intelecto e o afeto, uma vez que o pensamento vem do que ele chama de esfera de motivação, que corresponde às necessidades, interesses, afetos, emoção, etc.