Omento menor ou pequeno epíploon, que liga a pequena curvatura do estômago e a parte proximal do duodeno ao hilo hepático.
O omento menor costuma ser dividido em ligamentos hépato-gástrico, entre o fígado e o estômago e hépato-duodenal, entre o fígado e a 1ª porção do duodeno. entre o fígado e o diafragma forma-se o ligamento coronário.
Os ligamentos dignos de nota são o ligamento hepatogástrico e o ligamento hepatoduodenal, que fazem parte do omento menor. O ligamento hepatoduodenal carrega a tríade portal - veia hepática portal, artéria hepática própria e ducto biliar comum.
Como um grande saco, o peritônio reveste os órgãos abdominais, desdobrando-se em pregas e sinuosidades para acompanhar o contorno das vísceras. Esse revestimento (peritônio visceral) é continuação direta do peritônio que forra o interior da cavidade abdominal, como um saco hermeticamente fechado (peritônio parietal).
Já os peritoneais são órgãos abdominais móveis, ou seja, todo envolvido de peritônio visceral e parietal, formando uma prega dupla de peritônio fixando o órgão a parede posterior abdominal como, fígado, estômago, intestino entre outros.
Significado de Mesocólon substantivo masculino [Anatomia] Expansão do peritônio que une o cólon à parede do abdômen; mesocolo.
As massas retroperitoniais constituem um grupo heterogêneo de lesões com origem nos espaços retroperitoniais que representam um desafio diagnóstico para os radiologistas(1). A maioria dos casos é de tumores malignos, dos quais, aproximadamente 75% possuem origem mesenquimal(2-4).
É um tipo de exame que emprega ondas de sons de freqüência não audíveis (ultra-sons) cujos reflexos são transformados em imagens. Não emite radiação, não causa danos à saúde e é indolor.
Os grandes vasos do coração são: a aorta, a artéria pulmonar, a veia pulmonar e as veias cavas superior e inferior.
A Tomografia Computadorizada é um método de diagnóstico por imagem que utiliza feixes de raio x para através de análise computadorizada, avaliar os diversos órgãos do corpo humano com alta resolução.
Essas estruturas originam-se em regiões do coração que não se relacionam com a base, ou seja, as vias de saída dos ventrículos direito (cone arterial ou infundíbulo) e do esquerdo (bulbo). Os grandes vasos do coração incluem a aorta, o tronco pulmonar, as veias cavas superior e inferior e as quatro veias pulmonares .
Existem quatro valvas cardíacas no coração que são: Mitral ou bicúspide - Possui dois folhetos lembrando o formato de uma mitra. Permite o fluxo sanguíneo entre o átrio esquerdo e o ventrículo esquerdo. Tricúspide - Possui três folhetos.
O coração possui quatro válvulas, quando esse músculo bate, a válvula se abre, para permitir que o sangue vá para frente e quando o coração relaxa (se prepara para outro batimento) ela se fecha, para evitar que o sangue volte.