Um diagrama de sequência é composto por várias dessas notações de linha de vida que devem ser organizadas horizontalmente na parte superior do diagrama. Duas notações de linha de vida não devem se sobrepor. Eles representam os diferentes objetos ou partes que interagem entre si no sistema durante a sequência.
Como criar um diagrama de sequência
Diagrama de classes É o diagrama UML mais usado, e a principal base de qualquer solução orientada a objetos. ... Diagrama de estrutura composta Diagramas de estrutura composta são utilizados para mostrar a estrutura interna de uma classe. Diagrama de implementação Ilustra o hardware do sistema e seu software.
Diagrama trifilar. Amplamente usado em sistemas de comandos elétricos e maquinas trifásicas o diagrama trifilar representa cada uma das três fases de uma sistema elétrico e suas respectivas derivações, tendo características muito parecidas com o diagrama unifilar. Diagrama trifilar.
Diagramas comportamentais são aqueles onde existe alguma alteração de comportamento das classes. Os principais diagramas comportamentais da UML são: Diagrama de Caso de Uso, Diagrama de Seqüência e Diagrama de Atividade. Este artigo tem o objetivo de descrever as principais características destes diagramas.
A UML 2.
Quais os modelos, da UML, que nos servem de base para o desenvolvimento do(s) diagrama(s) de sequencia? Diagrama de Classe (modelo de negocia) e diagrama de caso de uso com as descrições dos casos de uso. Diagrama de casos de uso com as respectivas descrições dos fluxos alternativos.
Em UML, uma classe representa um objeto ou um conjunto de objetos que compartilham uma estrutura e comportamento comum. São representadas por um retângulo que inclui linhas do nome da classe, seus atributos e suas operações.
A linguagem de modelagem UML (Unified Modeling Language) é uma das linguagens de modelagem de software mais utilizadas no mundo. ... Pelo fato da linguagem Java ser orientada a objetos, a conversão dos diagramas da UML para código-fonte é simples e direta.
É utilizado para representar os objetos que o sistema irá manipular, suas operações ou serviços (métodos). Os métodos são responsáveis por manipular os atributos, efetuar ações que alterem o estado dos atributos, manipular as associações e relacionamentos entre as classes.
Agregação: É uma forma especial de associação utilizada para mostrar que um tipo de objeto é composto, pelo menos em parte, de outro em uma relação todo/parte. Indicando que o objeto parte "é um atributo" do objeto todo, onde o ciclo de vida do objeto parte é limitado ao ciclo de vida do objeto todo.
Diagrama funcional Esse diagrama elétrico apresenta todos os condutores e componentes e tem uma representação muito clara. Ele não demonstra com exatidão a posição exata dos componentes nem medidas de cabos ou o percurso real deles. Costuma ser usado para explicar o funcionamento e não o posicionamento de componentes.
diagrama unifilar
Um diagrama unifilar deve espelhar sempre a situação atualizada do sistema elétrico que ele representa, desta forma todas ampliações, revisões etc.. que ocorrerem na instalação deverão ser incorporadas de imediato ao diagrama unifilar.
O jeito mais correto de aprender como interpretar um diagrama unifilar é conhecendo os seus símbolos! A simbologia nesse diagrama dita praticamente toda a interpretação dele, pois se você conhecer os símbolos e seguir os desenhos, facilmente entenderá a instalação.
Você precisa também dominar os símbolos gráficos dos componentes. Se o símbolo literal vem de letra, logo, o símbolo gráfico vem de imagem. Simples como parece, os símbolos gráficos são os “desenhos” que representam aquele componente, dentro do seu Esquema Elétrico.
A localização dos quadros e centros de distribuição de energia do sistema elétrico. O trajeto dos condutores (inclusive dimensões dos cabos e caixas). Um diagrama discriminando os circuitos, seção dos condutores, dispositivos de manobra e proteção. A indicação do material a ser utilizado.
A leitura de esquemas depende em primeiro lugar do conhecimento do que cada símbolo representa e a interpretação de seus valores. Depois vem a maneira como eles são ligados e como isso corresponde ao aspecto real que o circuito vai ter. Aprende-se isso num Curso de Eletrônica.
Quando um equipamento eletrônico apresenta defeitos, o procedimento correto é fazer o diagnóstico por etapas. Analisando o percurso de um sinal num circuito, etapa por etapa, podemos chegar ao ponto em que se encontra o problema, testando então os componentes que podem estar com defeito.
O diagrama unifilar, que também é conhecido como planta elétrica é desenhado sobre a planta baixa (planta arquitetônica) de uma instalação e ele apresenta os dispositivos e trajeto dos condutores em suas posições físicas de maneira precisa, apesar de ser uma representação bidimensional.
O projeto elétrico é constituído por 8 etapas: