A Primeira Revolução Industrial surgiu na Inglaterra no final do século XVIII início do século XIX, foi marcada principalmente pelo advento da máquina à vapor na indústria têxtil e locomotiva, nesse período a produção deixou de ser artesanal e passou a ser manufaturada e a produção passou a ser em larga escala.
Inicialmente, a produção era através de um sistema estritamente artesanal, onde o artesão respondia por todo o processo de transformação. ... Por isso, diversas modificações consideráveis nas linhas de produção surgiram e vem surgindo, por exemplo, a linha de montagem, criada por Henry Ford (seguidor de Frederick Taylor).
A Revolução Industrial terminou em 1914. ... Baseado na teoria, a revolução terminou a devida a nova tecnologia e trabalhos que eram considerados 'colarinho azul' ou escritório relacionados.
1760 – 1840
Entre os países que lideraram a Segunda Revolução Industrial tem-se a Inglaterra, os Estados Unidos e a França durante o século XIX, o que os projetou como potências econômicas durante o período e também no início do século XX.
Na segunda metade do século XIX, outros países, como Itália, Alemanha, França, Rússia, Japão e Estados Unidos, passaram a se industrializar. O processo industrial se transformou de forma tão rápida e significativa que ocorreu uma Segunda Revolução Industrial.
O maior símbolo desta revolução é a transição das energias hidráulica e movida a tração animal para a energia a vapor, extraída do carvão vegetal, como principal fonte energética. Além da introdução de máquinas para a realização de processos até então artesanais ou manuais.
Locomotiva, símbolo da Revolução Industrial.
A Primeira Revolução Industrial abrange o período que vai de meados do Século XVIII até meados do Século XIX (abrangendo, geralmente, de 1750 a 1850) e teve como principal símbolo as máquinas a vapor, o progresso científico e a ascensão de uma nova modalidade de consumo.
As fases da revolução industrial compreendem os diversos momentos desde o início do avanço do processo industrial, que começou na Inglaterra no século XVIII. Está dividida em três fases: Primeira Revolução Industrial, Segunda Revolução Industrial e Terceira Revolução Industrial.
Resposta: A Terceira Revolução Industrial ganhou destaque a partir dos avanços tecnológicos e científicos na indústria, mas também abrange progressos na agricultura, na pecuária, no comércio e na prestação de serviços. ... Além disso, ela proporcionou a massificação dos produtos, sobretudo na área da tecnologia.
A Terceira Revolução Industrial imprime a marca da exclusão, na qual a força de trabalho é dicotomizada em trabalhadores centrais e periféricos, desempregados e excluídos, dividindo também a parcela de apreensão do conhecimento e a utilização de tecnologias, gerando relações desiguais de poder pelo saber e pelo ...
Resposta. Tem-se na primeira, o carvão. Na segunda, ferro e aço. A partir da terceira, começam os anos modernos e a ascensão do petróleo e da energia elétrica, matérias primas deste período.