A chuva frontal, também conhecida como chuva ciclônica, é a precipitação originada a partir do encontro entre duas massas de ar: uma fria e seca e outra quente e úmida. Quando a massa de ar fria avança por uma massa de ar quente, há o que chamamos de frente fria ou chuva de frente fria.
As chuvas são precipitações de água que evaporam a partir da incidência solar e do calor. Elas ocorrem pela formação de nuvens (gotículas de água suspensas no ar), as quais se condensam gerando as precipitações. Basicamente, há três tipos de chuvas: orográficas, convectivas e frontais.
istock.com / Nastco Os tipos de chuvas mais comuns são as orográficas, ciclônicas, convectivas e ácidas.
A região Sul do Brasil tem como uma de suas características a forte presença europeia em seu processo de colonização e povoamento. Assim, possui traços europeus marcantes na arquitetura, na culinária, na população e até no clima, pois é a única do país cujos estados estão abaixo do Trópico de Capricórnio.
Paraná (PR) De acordo com sua localização, o estado paraense faz limites com São Paulo a norte e nordeste, oceano Atlântico a leste, Mato Grosso do Sul a noroeste, Santa Catarina ao sul, e fronteiras com a Argentina a sudoeste, e com o Paraguai a oeste.
Santa Catarina
Lista de municípios da região Sul do Brasil por população
O Pará é o estado mais populoso de toda a região Norte, com 8.
Roraima é o estado
Os 10 maiores Estados do Brasil