A estática dos fluidos trata das propriedades e leis físicas que regem o comportamento dos fluidos livre da ação de forças externas, ou seja, nesta situação o fluido se encontra em repouso ou então com deslocamento em velocidade constante, já a dinâmica dos fluidos é responsável pelo estudo e comportamento dos fluidos ...
A mecânica dos fluidos é normalmente definida como tendo três premissas básicas em sua raiz. A primeira é a conservação da massa, o que significa que a massa não pode ser criada nem destruída espontaneamente, embora possa mudar de forma.
Já a densidade é definida como a relação entre massas específicas de duas substâncias, sendo uma delas tomada como padrão (a água a 4 °C é geralmente utilizada como referência), sendo assim uma grandeza adimensional.
Agora para calcularmos a massa do ar, devemos utilizar a seguinte equação: m (ar) = p (ar) × V. m(ar) = 1,21 × 67,5.
28,96 g/mol
Resposta. A umidade do ar é a quantidade de gotículas de água na atmosfera. Assim, quanto mais quente, menos umidade e quanto mais úmido (céu carregado, chuva, frio) mais gotículas no ar e, portanto, maior umidade.
É direta a relação existente entre a umidade do ar e a formação de nuvens, visto que é graças à presença das partículas de água no ar que ocorre a formação das nuvens, por meio de partículas diminutas em estado líquido ou mesmo sólido.
O ar quente sendo menos denso sobe, em contra partida, o ar frio (mais denso) desce, formando as correntes de convecção. Por esse motivo é que o ar condicionado é colocado na parte superior do ambiente. O mesmo acontece na geladeira, propiciando, assim, o refrigeramento dos alimentos que se encontra em seu interior.
Quando temos uma umidade muito alta, ocorre a proliferação dos fungos, desencadeando crises de rinite, com congestão nasal e espirros”, explica a pneumologista. Pacientes com asma também costumam ter crises com o tempo nestas condições, apresentando sinais como tosse, falta de ar e chiado ao respirar”, acrescenta.
Podemos afirmar que dentre as alternativas, o vapor d'água é o que deixa o ambiente úmido. ... Isso acontece porque o volume de ar atmosférico contém umidade, por conta da presença de moléculas de água em seu estado gasoso.
Vários fatores influenciam na umidade do ar, tais como a temperatura, cobertura vegetal, quantidade de edificações, presença de rios, lagos, mares, etc. O vapor de água presente no ar atmosférico pode desencadear nevoeiros, neblinas, orvalhos, geadas, etc.
O que é ar úmido? O ar pode ser considerado uma mistura de ar seco e vapor de água. Se contiver vapor de água, será chamado de ar úmido, mas a umidade do ar pode variar dentro de uma grande faixa. ... A pressão de vapor de água máxima que o ar pode reter aumenta com o aumento das temperaturas.
De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), o nível ideal de umidade do ar para o organismo humano gira entre 40% e 70%. Quando a taxa cai para 30% é considerada uma situação de alerta e prejuízos para a saúde se tornam mais evidentes.
Além de aumentar a ingestão de líquidos, especialmente de água, confira as dicas para amenizar a baixa umidade.
Dicas para combater o ressecamento do ar – Se sentir o nariz muito ressecado, use soro fisiológico; – Evite ficar muito perto das saídas de ar frio; – Se possível, evite usar o ar-condicionado em temperaturas muito baixas, pois o choque térmico agrava os problemas respiratórios.