A punção guiada por ultrassom é realizada para se estabelecer um acesso venoso central para uma variedade de propósitos, como: Controle da pressão venosa central. Inserção de cateter de artéria pulmonar. Administração de drogas parenterais que não devem ser infundidas em veia periférica.
JUGULARES * Normalmente visíveis em posição supina (ou decúbito dorsal), desaparecendo com elevação de decúbito em 30° ou mais.
Através, do exame físico é possível medir a altura da TJ e correlacioná-la com as medidas de pressão venosa central (PVC). Atualmente o método das duas réguas é preferencialmente utilizado, o qual possui algumas limitações relacionadas à técnica de aferição.
O aneurisma da aorta torácica tem cura através de cirurgia ou de técnica endovascular. Mas, nem todos os aneurismas necessitam de correção (cirúrgica ou endovascular). A intervenção é aconselhada quando o risco de rotura é superior ao risco da correção.
A protuberância pode ocorrer por conta de alguma fraqueza na parede da aorta em que ocorreu a inflamação. Alguns médicos acreditam que esta inflamação pode ocorrer por conta de artérias entupidas (aterosclerose), mas esta também pode estar ligada à hereditariedade, traumas ou outras doenças.
Alguns tipos de aneurismas vão melhor com tratamento neurocirúrgico – clipagem (por exemplo, aneurismas da artéria cerebral média); outros vão melhor com terapia endovascular – stents ou embolização (por exemplo, aneurismas fusiformes da carótida e aneurismas do topo da artéria basilar).
Aneurisma cerebral, ou aneurisma sacular, é uma dilatação que se forma na parede enfraquecida de uma artéria do cérebro. A pressão normal do sangue dentro da artéria força essa região menos resistente e dá origem a uma espécie de bexiga que pode ir crescendo lenta e progressivamente.
As possíveis sequelas são as mais variadas possíveis, já que praticamente qualquer estrutura cerebral pode ser atingida. Mais frequentemente, notam-se déficits motores, déficits na fala e déficits cognitivos.
Em um aneurisma cerebral, por exemplo, a pessoa pode apresentar náuseas, vômitos, dores de cabeça súbitas e até perda de consciência. O tabagismo e a pressão alta não controlada são os principais fatores de risco para a formação ou ruptura de um aneurisma.